Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SACP > SACP > 1ª Semana Acadêmica e X Seminário de Ciência Política movimenta a UFPI

1ª Semana Acadêmica e X Seminário de Ciência Política movimenta a UFPI

A abertura oficial da I Semana Acadêmica e o X Seminário de Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aconteceu na noite da última segunda-feira (19). A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

DSC 0749

Estiveram presentes no evento, representando a Administração Superior, o Pro-Reitor de Pós-Graduação, prof. Dr. Helder Nunes, o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política, Prof. Dr.  Vítor Sandes, a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Monique Menezes, a gerente técnico-científica,  Eliana Abreu como a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e representante do corpo acadêmico em peso.

Além da solenidade de abertura, aconteceu a conferência "Afinal o que fazem os conselhos e quando o fazem: debate sobre a efetividade das instituições participativas", ministrada pelo Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle (USP).

DSC 0502

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Prof. Dr. Vitor Sandes, ressalta a importância dos eventos. "A 1ª Semana Acadêmica de Ciência Política e o 10º Seminário em Ciência Política estão ocorrendo juntos, estreitando os laços entre graduação e o curso de Mestrado. Isso é fundamental para a integração da área, das pesquisas e dos estudantes", declara.

Na manhã de hoje (20), aconteceram os minicursos "Os vários rumos da teoria política contemporânea: discussões sobre justiça e cidadania", "Do Contrato Social ao Contrato Social Internacional: variações no conceito de soberania a partir dos Direitos Humanos", e "Políticas Públicas e Ação Política do Empresário".

MG 0111 Copy

"Os minicursos terão dois momentos. Na primeira parte é apresentado modos de fazer Teoria Política, e em um segundo momento, entraremos em teorias específicas para exemplificar esses fazeres, por meio de discussões sobre justiça e cidadania.  Diante disso, temos o objetivo de apresentar, a partir do debate contemporâneo da Teoria Política, diferentes modos de se fazer Teoria Política, tendo como foco a ideia de que a teoria se faz a partir da orientação", explica Raissa Ventura, doutoranda da Universidade de São Paulo.

DSC 0499

Para a estudante do curso de economia da UFPI, Gilsilane Lopes, o eventos assim são fundamentais para o crescimento da vida profissional. "É através desses eventos que adquirimos muitos conhecimentos não só para a nossa carreira profissional, mas também para a nossa vida pessoal, uma vez que aqui no Seminário nós analisamos temas corriqueiros do nosso cotidiano", afirma.

O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Justiça e o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Ufpi

registrado em: ,