Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Ciclo De Palestras e Debates Acadêmicos – Música, Educação e Cultura

I Ciclo De Palestras e Debates Acadêmicos – Música, Educação e Cultura

Com o objetivo de trazer para o ambiente acadêmico o debate sobre questões de grande relevância para a investigação musical na atualidade, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), está programando o I Ciclo de Palestras e Debates Acadêmicos – Música, Educação e Cultura sobre temáticas contemporâneas destas abordagens.

Esta série de debates pretende encaminhar os alunos para um ambiente facilitador de discussões acerca de questões musicais prementes, de forma a incentivá-los a fundamentar suas ideias e argumentos sobre estes mesmos temas e sobre outros que surgirem nas discussões.

A idealização deste evento decorreu de duas necessidades. A primeira, a de encaminhar discussões em um ambiente acadêmico sobre a música brasileira, com o intuito de contribuir para a socialização e revitalização de temáticas de pesquisas, e os princípios teóricos e metodológicos tão necessários a esta práxis acadêmica; a segunda, a possibilidade de proporcionar discussões sobre o estado da arte na pesquisa musical, construindo uma base para um futuro programa de pós-graduação em música.

Portanto, este evento visa a superação destas dificuldades contribuindo para a sistematização de pesquisas junto ao Núcleo de Pesquisa em Música da UFPI (NUPEMUS), núcleo este que se propõe a ser uma base de disseminação de estudos voltados para a problemática da investigação musical e o NUPHEMA (Núcleo de Pesquisa em História da Educação Musical e Artística) que tem como foco estudos sobre a história da educação musical no Brasil.

Pensamos que os eixos temáticos que balizarão as discussões possibilitarão o diagnóstico da situação da pesquisa em música em suas vertentes histórico-musicológicas, educacionais e artístico-culturais sobre o patrimônio musical, para o devido tratamento científico sobre esta demanda.

Esta primeira edição está sendo direcionada aos alunos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí e do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Piauí. Entretanto, a série de debates será aberta ao público em geral, com a participação de colegas de outras instituições.

O evento é coordenado pelos professores Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho e Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, da UFPI, e Ms. Francisco Adelino de Sousa Frazão do IFPI, que escolherão e receberão sugestões sobre os temas a serem tratados no I Ciclo de Palestras e Debates Acadêmicos. O evento está cadastrado junto aos órgãos de Extensão da UFPI e do IFPI e para o recebimento certificação será necessária inscrição a ser realizada junto à Coordenação de cada curso.

ciclo