Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Workshop Arquitetura e Filosofia inicia nesta quinta-feira (29)
Início do conteúdo da página

Workshop Arquitetura e Filosofia inicia nesta quinta-feira (29)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0666

Workshop Arquitetura e Filosofia acontece no auditório Noé Mendes no CCHL/UFPI

Teve início na tarde desta quinta-feira (29), o Workshop Arquitetura e Filosofia: lugar, paisagem e pensamento. O evento, que segue até esta sexta-feira (30), tem por intuito promover um debate que contemple as variáveis estético-filosóficas aplicadas à análise e produção de projetos de arquitetura. O workshop é organizado pela Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Arquitetura e Filosofia.

A comissão organizadora é composta pelos docentes, Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista, Profa. Me. Regina Angela Mattaraia Delmonaco e Profa. Dra. Gilvana Pessoa de Oliveira. "A ideia de realização deste evento surgiu a partir das reuniões do grupo de pesquisa em Arquitetura e Filosofia, chamado FOLIE. Então, o objetivo deste workshop é articular a discussão entre filosofia e arquitetura, por isso nós iremos contar com a participação de pesquisadores que tenham trabalhos consolidados na área, ao exemplo dos professores Werther Holzer e Eduardo Marandola Júnior", ressaltou o Prof. Gustavo Batista.

DSC 0669

Representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Regina Lúcia Santos

Na ocasião também esteve presente a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Regina Lúcia Santos. "O workshop se propõe a realizar a interdisciplinaridade entre arquitetura e filosofia, problematizando às afinidades, e em consequência, o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa. O evento é a oportunidade para observar o papel de relevância da FAPEPI em apoiar os pesquisadores do nosso estado", pontuou.

DSC 0683

Prof. Dr. Eduardo Marandola Júnior (UNICAMP) ministra a conferência "Morte e vida do lugar: experiência política da paisagem"

A programação do primeiro dia foi iniciada com a conferência: "Morte e vida do lugar: experiência política da paisagem" conduzida pelo Prof. Dr. Eduardo Marandola Júnior (UNICAMP). "A discussão começa com a problematização de lugar e paisagem, não só no sentido existencial, mas destacar a dimensão política que se manifesta no momento de construção desses espaços e também quando são aniquilados", frisou.

Após a conferência do Prof. Eduardo, a segunda mesa trás a temática: "Por uma arquitetura e urbanismo como lugar" ministrada pelo Prof. Dr. Werther Holzer (UFF).

Mais informações no folder:

workshop

Fim do conteúdo da página