Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI > Últimas Notícias - EDUFPI > Campus de Bom Jesus realiza Salão do Livro (Salibom)

Campus de Bom Jesus realiza Salão do Livro (Salibom)

fábio_novo_púpito.jpg

Público lota auditório do Campus da UFPI em Bom Jesus para solenidade de abertura do evento

Maior evento literário do estado, o Salão do Livro chegou a Bom Jesus. A programação do Salibom segue até dia 22 de outubro, com realização de diversas atividades no campus Professora Cinobelina Elvas, da UFPI.

A cerimônia de abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 19 de outubro, e contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, representando o reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra; do secretário Estadual de Cultura e também deputado estadual Fábio Novo; do presidente da Fundação Dom Quixote, Kássio Gomes; do homenageado do Salibom, Dom Ramón L. Carrozzas, além de representantes de autoridades locais, bem como professores, estudantes e a comunidade em geral.

Foi grande o número de visitantes que compareceu ao campus da UFPI em Bom Jesus para prestigiar o primeiro dia do evento, surpreendendo até a própria organização do Salão. Ao se dirigir ao público, o Pró-Reitor de Extensão declarou o apoio da Universidade na realização do Salão do Livro não só em Teresina e em Bom Jesus, mas também em todos os campi.

“Nós apoiamos não só a difusão do hábito da leitura, com eventos como esse que abrem janelas do saber e da busca pelo conhecimento em milhares de pessoas; mas também a UFPI apoia a publicação de livros e a descoberta de novos autores com a EDUFPI, que comemora mais de quinhentos livros lançados”, afirmou o Pró-Reitor, estendendo a todos o convite para visitarem o stand da EDUFPI, que trouxe os lançamentos mais recentes para apresentar à região.

Stálio_BJ.jpg

Diretor do Campus da UFPI em Bom Jesus, professor Stélio Bezerra

O diretor do Campus da UFPI de Bom Jesus, Stélio Bezerra, disse estar lisonjeado ao sediar o Salibom no campus, com envolvimento de servidores, estudantes e da comunidade em geral do município num processo de semear o conhecimento por meio da leitura.

“Muito nos honra fazer parte do primeiro Salão do Livro de Bom Jesus, nesse momento tão especial para a UFPI de Bom Jesus, em que o campus Professora Cinobelina Elvas comemora dez anos. Estamos dando início à consolidação de um trabalho que envolve dedicação e renúncia por amor ao conhecimento, à pesquisa e ao desenvolvimento de uma região. Queremos compartilhar esse sentimento de realização com cada um que passar pelo Salibom e sabemos que entre essas crianças e jovens estão os futuros atores que darão continuidade ao trabalho iniciado por nós”, agradecendo a presença de todos e desejando uma boa leitura desse evento.

Crianças de escolas das redes municipal e estadual de Bom Jesus vão ter um motivo a mais para frequentar o Salibom. Ao todo, três mil e setecentas delas vão receber o cheque-livro no valor de dez reais para adquirir obras durante o Salão. A ação faz parte de um projeto de incentivo a novos leitores da Secretaria Estadual de Cultura que também está sendo seguido pelo município de Bom Jesus.

“Estamos muito felizes com a realização do Salibom em Bom Jesus e queremos ampliar ainda mais o acesso à leitura e à cultura com outros investimentos, como a transformação de auditórios em salas de cinema”, afirmou o Secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo. Ainda segundo ele, a primeira sala de cinema de Bom Jesus já será entregue em novembro deste ano e o próximo espaço a ser transformado será o auditório da UFPI de Bom Jesus.

coronelismo_salibom.jpg

Mostra Coronelismo Eletrônico atrai visitantes

Um dos destaques do Salibom é a exposição Coronelismo Eletrônico, que relaciona documentos de concessões de radiodifusão no Brasil, no período de 1964 até 2015, à vida política nacional. Traz ao debate a utilização das outorgas de rádio e de televisão a políticos como moeda de troca e barganha, num jogo de relações de poder moldado pelo uso patrimonialista e clientelista das concessões públicas.

Com programação até dia 22 de outubro, o evento oferece ao público palestras, seminários, oficinas para crianças, fóruns temáticos e exposição de arte e cultura.

Confira mais fotos:

nicola_salibom.jpg

Dom Ramón López Carrozas é homenageado do evento

João_Cláudio.jpg

Show do humorista João Claudio Moreno foi atração cultural do primeiro dia do evento

Salibom13.jpg

salibom_14.jpg