Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI participa do I Simpósio Internacional de Mulheres Regentes

Professora da UFPI participa do I Simpósio Internacional de Mulheres Regentes

Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 16h26

Entre os dias 15 e 16 de outubro foi realizado o I Simpósio Internacional de Mulheres Regentes. O evento ocorreu na praça das Artes – SP, e reuniu regentes mulheres que atuam no mercado brasileiro e estrangeiro. A professora e maestrina Alba Cristina Bomfim, do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do evento, compondo a mesa-redonda II intitulada: "Desigualdade no mercado de trabalho, Preconceito e Discriminação profissional, Desafios atuais femininos e Projetos especiais".

th yuntynuty

Professora e maestrina Alba Cristina Bomfim

A professora Alba Cristina Bomfim apresentou o relato de sua experiência sobre o andamento da pesquisa de doutorado em direção de orquestra/estudos em performance na Universidade de Aveiro – Portugal, sobre "A Orquestra Filarmonia das Beiras e sua plateia" e suas interfaces com a temática da mulher na regência.

jjkjkbk

Durante realização do evento

O objetivo do simpósio é criar um espaço de permanente reflexão sobre a atuação da mulher regente no cenário profissional da Música Clássica no Brasil e em outros países, e buscar mecanismos para que as regentes tenham as mesmas oportunidades de seus colegas. além de ter uma ação permanente, até que não surja mais a eterna pergunta: Porque há tão poucas mulheres regentes?

yijbll

Maestrina Ligia Amadio e Professora Alba Bomfim

A organizadora do evento, Maestrina Ligia Amadio, enviou uma carta de agradecimento ao Magnífico Reitor pela participação da professora de regência e orquestra Alba Bomfim da UFPI desde 2012 e pelo pioneirismo da Instituição em ser uma das poucas universidades do Brasil em ter em seu departamento de música uma mulher nesta posição.