Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAPES aprova Mestrado em Psicologia da UFPI

CAPES aprova Mestrado em Psicologia da UFPI

mps.jpg

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou nesta sexta-feira (21), o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, a Instituição conta com 37 programas, sendo 7 Doutorados (5 Institucionais e 2 em Rede), 32 Mestrados Acadêmicos e 3 Mestrados Profissionais, totalizando 42 cursos. O Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), que sediará o curso pretendido, localiza-se na cidade de Parnaíba, campus este onde é ofertado o curso de graduação em Psicologia desde 2007. Este município concentra a oferta de ensino de 30 municípios localizados no norte dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Ressalta-se o crescente número de profissionais no mercado profissional no Piauí nas mais diversas áreas de atuação, havendo 2.120 psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia do PI – CRP 21.

O curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPI em resolução específica no dia 15/04/2016. A proposta descreve uma infraestrutura suficiente e adequada para o funcionamento do Curso em nível de pós-graduação. O corpo docente tem 8 salas à disposição, além de outras 3 para alunos, sendo estas últimas equipadas com computadores. Há 5 laboratórios de pesquisa, onde se alojam os grupos de pesquisa, atendendo alunos e graduação e pós-graduação. Contam com espaço para a estrutura administrativa junto à área dos demais Programas de Pós-Graduação do Campus, além de 2 salas (miniauditórios) para sessões de defesas de dissertações e vídeo conferência. As salas de aula do Campus são equipadas com ar condicionado, data show e quadro acrílico. Há também um auditório com capacidade para 300 pessoas para realização de eventos acadêmicos e científicos.

Além dessa infraestrutura específica para a pós-graduação, há o Serviço Escola de Psicologia da UFPI, que oferece prestação de serviço psicológico à comunidade, pode ser um local de pesquisa para o Programa. Os estudantes têm à disposição a Biblioteca Setorial Prof. Cândido Athayde (Campus Parnaíba), com o segundo maior acervo de toda a Universidade - tem 28.985 Títulos em todas as áreas do conhecimento. Em termos de infraestrutura, conta com área total de 500m2, com terminais de consultas do SIBI/UFPI (acervo bibliográfico), com 28 cabines individuais para estudo e para uso de computadores portáteis dos usuários, 05 salas de estudos para grupos (5 mesas e 4 cadeiras por sala), 01 laboratório de informática (c/ 12 computadores), 01 salão para estudo coletivo em grupo (c/ 20 mesas, 6 cadeiras p/ mesa para estudos), balcão de atendimento para serviços de empréstimos de livros e reserva das salas, sala para o acervo, sala de restauração, sala de processamento técnico e sala da administração geral. Toda a área da biblioteca conta com acesso livre à internet, o que possibilita ao aluno maior autonomia para acesso às bases de dados bibliográficos e ao Portal de Periódicos da CAPES.

A proposta do Curso apresenta as informações básicas para o funcionamento do curso, em termos de descrição das linhas de pesquisas e disciplinas. Insere-se na interface entre os campos da Psicologia e da Saúde, os quais definem as 2 linhas de pesquisas: 1) Processos psicossociais e sua avaliação em diferentes contextos; 2) Psicologia, Saúde Coletiva e Processos de subjetivação, as quais são adequadas à formação dos docentes desta proposta.

A Linha 1 investiga: “os processos psicossociais e culturais por meio de diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Destacam-se nessa linha estudos sobre: atitudes; valores; crenças; representações sociais; cultura; processos educacionais; relações interpessoais; medidas e avaliações psicossociais; relações entre sociedade e questões ambientais. As investigações terão sua atenção em contextos das instituições, sejam elas legais, culturais ou sociais (por exemplo, organizações e/ou instituições de trabalho, escolar, de saúde, sociais, ambientais, grupos específicos, etc.)”.

A Linha 2 – Psicologia, Saúde Coletiva e processos de subjetivação – “investiga a produção de subjetividade e os processos de saúde-adoecimento-cuidado nas redes de atenção à saúde e de assistência social comunitária. As pesquisas desenvolvidas pretendem contribuir com a produção de conhecimento no âmbito da promoção da saúde, prevenção e reabilitação psicossocial, formação e prática profissional, processos de trabalho, gestão e educação em saúde, na busca de contribuir com a produção e a problematização das políticas públicas de saúde no Brasil”.

O Curso deve ser concluído em até 24 meses, apresentando uma estrutura curricular obrigatória composta do mínimo de 31 créditos, equivalendo a 465 horas; a proposta de orientação de dissertação, com atividades sistemáticas de planejamento, desenvolvimento e avaliação das pesquisas e da redação da dissertação do estudante em conjunto com o seu orientador; a qualificação do projeto (1º ano) e da versão preliminar da dissertação (2º ano);e a aprovação de trabalho final em uma banca de defesa pública da dissertação de mestrado.