Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Letras realiza I CONVALLE

Programa de Pós-Graduação em Letras realiza I CONVALLE

Cartaz Convallee

Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o I Congresso Nacional de Variação Linguística e Letramentos (I CONVALLE). O evento, que é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras, dispõe do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Há alguns anos, o grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES)/UFPI tem conduzido estudos sobre variação/diversidade linguística e sobre as práticas de letramentos e de alfabetização em escolas e na comunidade, particularmente em Teresina. Certamente, as pesquisas realizadas pelos integrantes desse grupo têm contribuído para o reconhecimento dessas práticas comunicativas legítimas que se encontram na base de qualquer prática humana, seja na escola, seja na comunidade.

Atualmente, as discussões e as reflexões do grupo LES sobre a construção do conhecimento científico produzido na universidade motivam o interesse em organizar um evento como esse. Nesse contexto, o I CONVALLE propõe-se a ampliar a divulgação dessas pesquisas e promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem com vistas ao desenvolvimento científico-tecnológico do conhecimento produzido por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), seja do Piauí, seja dos demais estados da federação brasileira.

Mais informações no site do evento.