Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza XXV Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

UFPI realiza XXV Seminário de Iniciação Científica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

 

Seminário PIBIC destaqueA relação entre divulgação científica e cidadania marcará a conferência de abertura do XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, que ocorre de 9 a 11 de novembro, com programação diversificada pelos espaços da Universidade. Com realização da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPI, a atividade contará com minicursos, exposição de pôsteres, apresentações orais, reuniões de avaliação e lançamento de livros.

Abrindo a programação, a Camerata Professor Emmanuel Coelho Marciel se apresenta às 8h30 da quarta-feira (9) no Cine Teatro, com direção do Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. Em seguida, às 9 horas, tem início a solenidade de abertura do seminário com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco, de integrantes dos comitês do Seminário, professores envolvidos com as pesquisas e estudantes. Os debates iniciam às 9h30 com a conferencia “Divulgação científica e cidadania: tema chave ou chavão?”, tendo com conferencista o coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Fundação Oswaldo Cruz, Luís Henrique de Amorim. A mediação está a cargo da Profa. Dra. Cristiane Portela de Carvalho, coordenadora do Curso de Comunicação Social da UFPI.

O tema surge como destaque também da segunda conferência do evento "Divulgação científica: desafios e propostas para a ciência brasileira", que será realizada às 10h20. A conferencista será a coordenadora de Comunicação Científica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME - OPAS – OMS). A tarde da quarta-feira será dedicada à realização de minicursos sobre Portal de Periódicos da CAPES, Introdução à Análise Estatística de Dados e As Questões Éticas na Pesquisa. Podem se inscrever para participar dos minicursos alunos de iniciação científica dos períodos 2015/2016 e 2016/2017. Inscrições pelo link https://goo.gl/Jukjvl. 

Na quinta-feira (10), ocorrem as exposições de pôsteres com resultados das pesquisas, realizadas em 1 ano, por estudantes do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e do ICV (Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária) e também as apresentações orais dos 36 melhores trabalhos, selecionados pelo comitê interno do Seminário e que concorrem às premiações do evento. Os pôsteres e trabalhos orais serão apresentados em três áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Encerrando o evento, na sexta-feira (11), haverá exposição de pôsteres pela manhã, seguida de reunião de avaliação dos comitês interno e externo, a partir das 14 horas, e realização da cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2016 – UFPI, que ocorrerá às 16 horas no Auditório do CT. Ao todo, serão 9 trabalhos premiados, três de cada uma das áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Confira a programação completa do Seminário.

Confira os destaques da programação em vídeo:

Apresentação1

Fim do conteúdo da página