Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza XXV Seminário de Iniciação Científica

UFPI realiza XXV Seminário de Iniciação Científica

Seminário PIBIC destaqueA relação entre divulgação científica e cidadania marcará a conferência de abertura do XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI, que ocorre de 9 a 11 de novembro, com programação diversificada pelos espaços da Universidade. Com realização da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPI, a atividade contará com minicursos, exposição de pôsteres, apresentações orais, reuniões de avaliação e lançamento de livros.

Abrindo a programação, a Camerata Professor Emmanuel Coelho Marciel se apresenta às 8h30 da quarta-feira (9) no Cine Teatro, com direção do Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. Em seguida, às 9 horas, tem início a solenidade de abertura do seminário com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco, de integrantes dos comitês do Seminário, professores envolvidos com as pesquisas e estudantes. Os debates iniciam às 9h30 com a conferencia “Divulgação científica e cidadania: tema chave ou chavão?”, tendo com conferencista o coordenador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Fundação Oswaldo Cruz, Luís Henrique de Amorim. A mediação está a cargo da Profa. Dra. Cristiane Portela de Carvalho, coordenadora do Curso de Comunicação Social da UFPI.

O tema surge como destaque também da segunda conferência do evento "Divulgação científica: desafios e propostas para a ciência brasileira", que será realizada às 10h20. A conferencista será a coordenadora de Comunicação Científica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME - OPAS – OMS). A tarde da quarta-feira será dedicada à realização de minicursos sobre Portal de Periódicos da CAPES, Introdução à Análise Estatística de Dados e As Questões Éticas na Pesquisa. Podem se inscrever para participar dos minicursos alunos de iniciação científica dos períodos 2015/2016 e 2016/2017. Inscrições pelo link https://goo.gl/Jukjvl.

Na quinta-feira (10), ocorrem as exposições de pôsteres com resultados das pesquisas, realizadas em 1 ano, por estudantes do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e do ICV (Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária) e também as apresentações orais dos 36 melhores trabalhos, selecionados pelo comitê interno do Seminário e que concorrem às premiações do evento. Os pôsteres e trabalhos orais serão apresentados em três áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Encerrando o evento, na sexta-feira (11), haverá exposição de pôsteres pela manhã, seguida de reunião de avaliação dos comitês interno e externo, a partir das 14 horas, e realização da cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2016 – UFPI, que ocorrerá às 16 horas no Auditório do CT. Ao todo, serão 9 trabalhos premiados, três de cada uma das áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Confira a programação completa do Seminário.

Confira os destaques da programação em vídeo:

Apresentação1