Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campanha "Sol para Todos" visa arrecadar fundos para implantação de sistema solar no Abrigo São Lucas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí (GIPES), que agrupa membros de diversos cursos da UFPI e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), realiza a campanha “Sol para Todos” com o objetivo de arrecadar fundos para a implementação de um sistema de energia solar no Abrigo São Lucas (Instituição Filantrópica que cuida de idosos).

O projeto visa proporcionar desconto permanente na "conta de luz" da instituição, buscando também difundir essa tecnologia limpa e renovável de geração de energia elétrica que é a energia solar, divulgando os seus benefícios para a população piauiense, além de capacitar jovens na área.

No Piauí, apesar do grande potencial, esse tipo de aproveitamento energético renovável ainda é pouco explorado e, em geral, desconhecido pela população. Desse modo, tendo em vista o importante papel das instituições filantrópicas do Piauí e o gasto constante dessas instituições com energia elétrica, o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí (GIPES) realizaram, em abril de 2016, uma consulta pública por meio de uma enquete na internet para escolher uma entidade filantrópica do Piauí a ser contemplada com um sistema de energia solar. Na ocasião, a Fundação Abrigo São Lucas foi a vencedora, com cerca de 23% dos votos.

Segundo o Prof. Me. Marcos Antônio Tavares Lira, um dos organizadores da campanha, a UFPI participa do projeto por meio do grupo de pesquisa GIPES, que possui como membros professores de Engenharia Elétrica e Física e alunos de Engenharia Elétrica, de Produção e Física. O grupo, no âmbito da UFPI, organiza a cada dois anos o Workshop "Piauí Solar" e desenvolve várias ações com alunos de Iniciação Científica.

“A campanha "Sol para Todos" nasceu do anseio de que fosse realizado algo concreto relacionado à energia solar envolvendo alunos e professores, mas que também deixasse como resultado um produto que pudesse contribuir com uma instituição de caridade de Teresina. Após uma votação a instituição escolhida foi o abrigo São Lucas. O sistema de energia solar que será implementado custa em torno de R$ 50.000 e implicará na redução mensal em torno de R$ 3.200 na conta de energia. Caso a campanha supere a meta estabelecida podemos contemplar outras instituições, conforme a ordem de votação”, explica o professor.

O Abrigo São Lucas

A Fundação Abrigo São Lucas é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviços à sociedade há mais de 25 anos e tem como objetivo principal o acolhimento institucional a pessoas idosas, que se encontram em condições de exclusão social, promovendo uma convivência em grupo e integrando idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade, expostos a riscos pessoais e sociais em decorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, dentre outras.

A instituição abriga 60 idosos, sendo 27 mulheres, de 60 a 104 anos, e 33 homens, de 60 a 90 anos. Conta com 19 funcionários contratados, além dos voluntários em diversas áreas. Os gastos para manter essa infraestrutura são altos, sendo que o gasto mensal com energia elétrica é de aproximadamente R$ 3.700,00.

Com a instalação do sistema de energia solar a instituição terá abatimento na conta de luz e poderá reinvestir os recursos economizados em outras atividades e/ou suprir outras necessidades. Vamos juntos ajudar essa instituição e ao mesmo tempo contribuir com a preservação do nosso meio ambiente. SOL PARA TODOS!

Confira mais informações no site da campanha e saiba como ajudar.