Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Regional Nordeste da Abem reúne profissionais, estudantes e professores de música em Teresina

abem

Foto: FAPEPI

O XIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), segue com programação até hoje (27), no Hotel Blue Tree Towers. O encontro teve início na noite de terça-feira (25) e na traz à capital do Piauí, profissionais, estudantes e professores de vários estados do nordeste para discutir o tema “Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical”.

Paula Molinare, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também coordenadora local do evento, falou da satisfação em sediar pela primeira vez o encontro. “Era um grande desejo trazer esse evento para o Piauí. O esforço foi justamente porque nas outras regiões e até outros estados no Nordeste, a produção científica na área da música é bastante forte, mas ainda ouvimos aqui na Universidade as pessoas sendo desencorajados a pesquisar na área de educação musical pela falta de material, quando na realidade nós temos sim, e inclusive exportamos conhecimento com pedagogos brasileiros conhecimentos mundialmente. O Piauí não tinha tomado conhecimento disso, então essa aproximação só tem a beneficiar a pesquisa no nosso estado”.

O diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Albemerc Moraes, que representou a instituição na abertura do evento, declarou que ficou maravilhado com a beleza da área. “Já fiquei surpreso com a apresentação do hino do Piauí em uma versão tão rica em variedade musical. Desde já é um prazer fazer parte desse momento histórico já que recebemos pela primeira vez um evento tão importante na área musical”.

O presidente da Abem, Luís Ricardo Silva Queiroz, explicou que a instituição é uma associação que nasceu em 1991 com o objetivo de congregar professores de música de diferentes níveis e contextos de ensino do Brasil e fortalecer a interação entre os diferentes pares a cerca da educação musical. Hoje é uma associação consolidada, com uma projeção grande no Brasil inteiro, presente em todos os estados e com um bom relacionamento com as universidades. “O Encontro Regional é importante porque é a chance que a instituição tem de colocar em diálogo seus estudantes, professores com os profissionais dos diferentes contextos. É sempre uma troca, aprendemos muito com a realidade de cada lugar, e todos os participantes saem sempre muito fortalecidos”, completou.

Mais informações sobre o XIII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) podem ser encontradas no site do evento.

*Com informações da FAPEPI