Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI > Últimas Notícias - EDUFPI > Dia Nacional do Livro: conheça a Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi)

Sem Título 3

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha dessa data foi em razão da instalação da primeira Biblioteca Nacional pela coroa portuguesa aqui no Brasil, em 1810. Os livros são conjuntos de folhas impressas onde o autor exprime suas ideias e se apresentam nos mais diferentes gêneros textuais, podendo ser científicos, documentários, romances, religiosos e outros.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), apoia a produção de livros e a disseminação de obras provenientes de pesquisadores da Instituição, por meio da Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi), órgão vinculado à Superintendência de Comunicação Social (SCS). A Edufpi busca contribuir para a difusão do conhecimento, publicando obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico. A editora tem como visão majorar a produção editorial e a distribuição da produção intelectual da Universidade.

fotos dia do livro 1

Para levar as produções dos pesquisadores da UFPI cada vez mais longe, a Edufpi tem participado de grandes eventos nacionais, este ano já esteve na Bienal Internacional do Livro de São Paulo e Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília, além dos grandes eventos literários do Estado, como Salão do Livro do Piauí (SaLiPI) e Salão do Livro de Bom Jesus (SaLiBom). “A nossa participação em eventos desse porte é fruto dessa nova política do Reitor José Arimatéia Dantas Lopes e da Superintendente de Comunicação Social Jacqueline Lima Dourado de apoiar decididamente a nossa editora, levando tudo aquilo que é fruto da pesquisa e da atividade importante de fazer livros por parte dos nossos professores”, declarou o Diretor da Edufpi, Prof. Dr. Ricardo Alaggio.

Para a Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, a parceria estabelecida entre os órgãos que possuem projetos para melhorar a divulgação da Universidade Federal do Piauí, em especial, a Gráfica, juntamente com a Editora e a Livraria Monsenhor Melo, tem sido um trabalho constante. “Um dos grandes desafios tem sido manter o nível das publicações aprovadas pelo Conselho Editorial da UFPI, participar de feiras e bienais, manter e fazer convênios com academias e bibliotecas públicas, além de manter a co-realização junto com a Fundação Quixote do Salão do Livro. Já realizamos três em Teresina e agora o de Bom Jesus, todos nas instalações da UFPI”, destacou.

As obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Piauí estão disponíveis na Livraria Monsenhor Melo, próximo ao espaço Rosa dos Ventos. Os livros podem ser encontrados, também, em outras livrarias fora das dependências da UFPI. Confira o nosso acervo e comemore o dia do livro com boas leituras.