Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e BNB assinam convênio para projeto sustentável em piscicultura no Campus de Parnaíba
Início do conteúdo da página

UFPI e BNB assinam convênio para projeto sustentável em piscicultura no Campus de Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0490

Encontro aconteceu no gabinete da Reitoria

Implementação de tecnologias sustentáveis para a criação, manejo, desenvolvimento e geração de renda para piscicultores. Com esse objetivo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Banco do Nordeste (BNB) assinaram convênio, na manhã da segunda-feira (23), para o andamento do projeto Cultivo Sustentável de Peixe, que ocorrerá no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), na Estação de Pesca do curso de Engenharia de Pesca.

Estiveram presentes na solenidade o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o diretor do CMRV, Prof. Dr. Alex Marinho; a gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB Licínio Ferreira e Silva; e o docente do curso de Engenharia de Pesca; Prof. Dr. Josenildo de Souza, além de outros representantes da UFPI. O deputado federal Paes Landim também acompanhou assinatura.

DSC 0478

Reitor da UFPI assina convênio com o BNB

O Reitor destacou que além da importância acadêmica o projeto tem uma grande relevância social. “É um convênio cujos recursos vão permitir apoiar a disseminação do cultivo de tambaqui e tilápia, que são peixes adaptados à nossa região, além de capacitar os piscicultores, o que trará diversas formas de desenvolvimento social como a criação e o aperfeiçoamento de fontes de renda com o cultivo desses animais”.

DSC 0491

Alex Marinho, Diretor do CAFS

Para o diretor Alex  Marinho, o convênio vai possibilitar o fortalecimento e a qualificação da piscicultura. “Esses recursos vão permitir que a estação de piscicultura possa produzir em larga escala os alevinos e, dessa forma, abrir mais campo de estágio para os alunos do curso de Engenharia de Pesca e de outros cursos que queiram se conveniar.” declarou.

DSC 0457

Coordenador do projeto, Prof. Josenildo Souza

Coordenador do projeto, o professor Josenildo de Souza, explicou as técnicas e o objetivo do projeto. “Ele é focado no cultivo em sistema de circulação que envolve a utilização do que era resíduo em fertilizante para a produção de alimentos. O grande destaque é que estamos trabalhando em tecnologias de filtros para aproveitar a mesma água. Vamos avançar no que consideramos monocultura para passar a um policultivo e, com isso, gerar renda e alternativas para as pessoas do Piauí e regiões vizinhas”, disse.

DSC 0494

Gerente de Desenvolvimento Territorial BNB, Licínio Ferreira

Segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial BNB, Licínio Ferreira, a metodologia do projeto está alinhada à filosofia do banco. “Ele representa um avanço, porque vem ajudar na missão do banco que é promover o desenvolvimento na região e contribui para o crescimento, tanto melhorando a vida dos produtores, como abrindo portas para novos recursos. Nós temos recursos para alavancar a região Nordeste, precisamos avançar e só se avança com pesquisas e introdução de novas tecnologias”.

DSC 0496

Deputado Paes Landim

Para o deputado Paes Landim, Parnaíba concentra o centro de piscicultura mais importante do Nordeste. “O campus incentivando à pesquisa universitária vai ser uma grande contribuição para enriquecer a pesca de Parnaíba, dando um contorno mais produtivo, mais racional e, no futuro, permitindo a industrialização dessa produção maciça de vários tipos de peixes”, finalizou.

Fim do conteúdo da página