Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão com a banana Pacovan aumenta renda de produtores do Assentamento Brejo dos Altos; projeto foi premiado pelo SEBRAE
Início do conteúdo da página

Artigo sobre mapeamento da exploração da fauna silvestre no Nordeste do Brasil é publicado em revista internacional

Imprimir
Publicado: Segunda, 06 de Março de 2017, 15h32
 

artigo passaros

O Prof. Dr. Wedson Medeiros, docente do Departamento de Biologia e o estudante Mauro Aparecido Ribeiro Torres, discente do Campus Almicar Ferreira Sobra (Floriano) da Universidade Federal do Piauí, publicaram o artigo "Singing for cages: The use and trade of Passeriformes as Wild Pets in an Economic Center of the Amazon-NE Brazil route" na importante revista “Tropical Conservation Science” da editora SAGE. O artigo faz parte de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e teve o objetivo de mapear a exploração da fauna silvestre no Nordeste do Brasil.

O artigo versa sobre a dinâmica de captura e comércio ilegal de animais silvestres para fins de estimação no Meio-Norte (Piauí e Maranhão). Segundo os pesquisadores, foram registrados  ao menos 39 Passeriformes (aves tipo "passarinhos") são alvo de captadores e do comércio ilegal. “Além disso, identificamos que a cadeia de comércio dessas espécies ocorrem tipicamente fora de mercados e são facilitadas pelo uso de recursos tecnológicos modernos (por exemplo, motocicletas, celulares/smartphones), explica o professor Wedson Medeiros.

Mauro Aparecido, explica que os fatores socioeconômicos e culturais agem como direcionadores da exploração. “Os dados colhidos revelam que, para o polo econômico de Floriano (PI), jovens capturadores exploram mais espécies do que capturadores comunidade igual ou superior a 50 anos. Além disso, pessoas envolvidas na venda de Passeriformes também exploram uma riqueza de espécies significativamente maior do que aqueles que não participam da cadeia de comércio”, finaliza. 

O artigo pode ser baixado gratuitamente aqui

Fim do conteúdo da página