Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Calourada para os novos discentes da Instituição

UFPI realiza Calourada para os novos discentes da Instituição

DSC_0692.jpg

Estudantes e a comunidade acadêmica da UFPI estiveram presentes no evento

Na manhã da última segunda-feira (20), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou o evento "Fica ligado, Calouro" de boas-vindas aos novos discentes da Istituição. O evento foi iniciado com a Camerata Emmanuel Coelho Maciel, dirigida pelo Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; estudantes; superintendentes; pró-reitores; servidores técnico-administrativos e demais colaboradores da Universidade participaram do evento que aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

A Calourada foi apresentada pela jornalista da Instituição, Graciele Barroso, e pelo Reitor José Arimatéia Lopes. Durante o evento, foram apresentados vídeos institucionais mostrando os setores da UFPI que são de interesse dos novos estudantes.

DSC_0748.jpg

A jornalista da UFPI, Graciele Barroso e o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes durante a apresentação

O Reitor da UFPI destacou que espera dos novos estudantes a máxima colaboração para que a Universidade cresça e se desenvolva cada vez mais. "Conto com todos vocês para daqui pra frente colaborar conosco na construção dessa grande Universidade. A UFPI nunca estará totalmente construída, pois, todos nós colaboramos um pouco para que ela sempre cresça. A Universidade é construída a cada dia e sempre deseja melhorar, então, sejam muito bem-vindos e parabéns pelo ingresso na Universidade", exclamou.

DSC_0834_site.jpg

Ellen Juliana, caloura do Curso de Pedagogia

Para a estudante caloura do Curso de Pedagogia, Ellen Juliana, o evento foi essencial, principalmente pelo fato dos vídeos institucionais apresentarem os espaços físicos da UFPI, uma vez que a estudante ainda está confusa sobre determinados locais da Universidade. "Essa palestra foi importante para mim, pois, me informei mais sobre os locais das siglas espalhadas por toda a Instituição e aprendi um pouco de tudo o que acontece na Universidade", afirmou a estudante.

DSC_0734.jpg

Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins,  Coordenador do Camerata Prof. Emmanuel Coelho Maciel

O Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins, Coordenador do Camerata Prof. Emmanuel Coelho Maciel, disse que o grupo apresenta uma diversidade cultural e ouvir música instrumental enriquece a formação do estudante, já que os jovens, atualmente, não possuem tanto acesso a esse tipo de música cameristica e, portanto, acha importante essa participação no evento. "É um grupo que tem como objetivo divulgar a música de câmara escrita para essa formação de cordas friccionadas. O nome do grupo leva uma homenagem ao primeiro chefe de departamento do curso, que foi violinista e professor da Universidade. A proposta atual do grupo é a execução e interpretação de temas de filmes e músicas brasileiras. As músicas que nós tocamos hoje foram da abertura da série Games Of Trhones, dois arranjos de músicas de faroeste Bang-Bang, uma de Piratas do Caribe e encerramos com um clássico de Luiz Gonzaga chamado Asa Branca e Assum Preto", finalizou o Coordenador.

DSC_0847.jpg

Durante a calourada, a Livraria Universitária Monsenhor Melo realizou uma promoção de livros como forma de incentivar cada vez mais a prática da leitura. Os livros foram vendidos aos preços de R$ 2,00, R$ 5,00 e R$ 10,00.

Confira mais fotos:

DSC_0777.jpg