Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é o 1º piauiense empossado como membro titular da Academia Brasileira de Odontologia
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI é o 1º piauiense empossado como membro titular da Academia Brasileira de Odontologia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2017 05 19 at 21.32.15

Plínio da Silva Macêdo, professor titular de Periodontia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tomou posse na Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), tornando-se o primeiro piauiense a ocupar o cargo de Membro Titular, sob a cadeira de número 2. A cerimônia foi realizada na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro, sob a presidência do professor Roberto Vianna, no dia 19 de maio de 2017.

Para ser membro da AcBO, a academia avalia o mérito do candidato em várias esferas da profissão. O professor Plínio da Silva Macêdo tem mais de 25 anos de carreira docente na UFPI e contribuiu para a formação de mais de mil cirurgiões-dentistas, além de ter sido membro fundador do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI. Também, participou da implantação do primeiro Mestrado em Ciências e Saúde na Instituição, colaborando com a formação de trinta mestres, que vieram a se tornar docentes da UFPI e de outras instituições de ensino superior públicas e privadas. Foi presidente fundador da Associação Brasileira de Odontologia da secção Piauí (ABO-PI) e membro fundador da Academia Piauiense de Odontologia - APO.

WhatsApp Image 2017 05 19 at 23.57.12

“Sinto-me honrado pelo reconhecimento a nível nacional por parte dessa respeitada Instituição, pela nossa contínua luta em prol da melhoria da qualidade da saúde e da educação da população brasileira, em especial do nosso Estado do Piauí”, destacou o professor Plínio.  

Currículo resumido

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI(1981). Especialista em Periodontia-CFO e em Prótese-FOB-USP(1985). Mestre em Reabilitação Oral - Periodontia pela USP-FOBauru(1986) e Doutor em Odontologia - Periodontia também pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia de Bauru (1990). Atualmente é Professor Titular (desde 2014), sendo Coordenador de Periodontia(desde 1994) do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica-DPCO do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí. Presidente Fundador e Reeleito da Associação Brasileira de Odontologia-ABO-PI (1987-1991). Membro Fundador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI(1998-2002). Professor Orientador Fundador e do Colegiado do 1º Programa de Pós-Graduação/Mestrado do Centro de Ciências da Saúde-CCS, em Saúde Coletiva e em Ciências e Saúde-UFPI(1999-2006). Membro Acadêmico Titular Fundador(2000), Diretor Científico(2010-2014) e Vice-Presidente Eleito da Academia Piauiense de Odontologia-APO(2014-2017). Membro Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Odontologia-AcBO(2017). Membro da Comissão de Normatização para Promoção de Professor Titular e Presidente eleito da Comissão de Avaliação e Desempenho Acadêmico Docente(Progressão de Prof. Associado)-CADAD-UFPI (2014-02/16). Representante eleito do Conselho Departamental do Centro de Ciências da Saúde-CCS no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPEx e Membro/Conselheiro do Conselho Universitário-CONSUN-UFPI(2017-2019). Member of Implantology and Periodontal Research Group of International Association for Dental Research-IADR e da SBPqO. International Member of American Academy of Periodontology-AAP. Active Member of the International Academy of Periodontology-IAP. Membro da SOBRAPE. Revisor da RGO-Revista Gaúcha de Odontologia. Consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí-FAPEPI. Tem Experiência na Área de Odontologia, com Ênfase em Periodontia e Implantodontia atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Estética e Plástica Periodontal e Periimplantar, Implantes Osseointegrados, Medicina Periodontal, Epidemiologia Clínica e Etiologia das Doenças Periodontais. Colaborador de 3 capítulos do Livro Distâncias Biológicas Periodontais. Artes Médicas, 2011. Publicou o Livro Médico Medicina e Humanismo no Sertão. Novo Século, 2011.

Academia Brasileira de Odontologia

A Academia Brasileira de Odontologia é uma entidade civil, filantrópica, de utilidade pública, sem fins lucrativos. Fundada em 25 de outubro de 1949 por professores da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Visa reunir professores e cirurgiões-dentistas de todo o país para, congregados, trabalhar pelo aprimoramento constante do ensino odontológico e, consequentemente, pela constante atualização dos procedimentos técnico-científicos da odontologia brasileira.

É afiliada à Federação Internacional de Odontologia-FDI, conta com outros nomes ilustres, como o ex-Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Flávio Fava de Moraes; o Prof. Titular da USP e autor dos mais relevantes livros didáticos nacionais sobre Implantodontia, Dr. Carlos Eduardo Francischone; e o Ex-Diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), autor consagrado de livros de dentistica, Dr. José  Mondelli.

*Com informações do site da AcBO

Fim do conteúdo da página