Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI participa de Mutirão da Rede EBSERH

HU-UFPI participa de Mutirão da Rede EBSERH

DSC00021 Medium

No próximo dia 31 de maio, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, com expectativa de oferta de mais de 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados, nas cinco regiões do país. O objetivo é reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) o mutirão abrangerá ações assistenciais e educativas. “A mobilização e o esforço do HU-UFPI se justifica pelo nosso compromisso com a busca do aperfeiçoamento do sistema público de saúde. Ao tempo em que realizamos atividades cirúrgicas, também reafirmamos o papel do HU-UFPI como hospital escola, investindo em ações educativas que estão ligadas às atividades de ensino e pesquisa aqui desenvolvidas”, destaca o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente.

No que se refere à assistência, o mutirão dá ênfase à área oftalmológica, com a realização de 119 cirurgias, sendo 84 de catarata e 35 de pterígio. Além disso, também será dada especial atenção à saúde da mulher, sendo realizadas 19 histeroscopias cirúrgicas.

O Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Dr. Eulálio Damásio, explica que mais de 100 pacientes serão atendidos com procedimentos cirúrgicos. “São pacientes do Sistema Único de Saúde, atendidos pelo Hospital Universitário e que estavam aguardando a cirurgia. Assim como aconteceu no Primeiro Mutirão, nossa expectativa é ver reduzida no hospital a demanda”, afirma.

As cirurgias estão sendo realizadas desde segunda-feira (22), envolvendo médicos oftalmologistas e ginecologistas; médicos residentes nessas especialidades; enfermeiros dos centros cirúrgicos, ambulatórios e enfermarias; técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

Além das ações assistenciais, o HU-UFPI promoverá atividades educativas, com palestras e exposições, em áreas como neurologia, endocrinologia, oftalmologia e psicologia. “Com as ações educativas, o objetivo é sensibilizar os usuários dos serviços do HU no que se refere à adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da própria saúde”, ressalta o Dr. Eulálio Damásio.

Dia Mundial Sem Tabaco – Com o objetivo de alertar a população sobre os males provocados pelo tabagismo, a Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizará ações para marcar o dia Mundial Sem Tabaco, como parte das atividades do 2º. Mutirão. O III Encontro de Participantes do Programa de Tratamento do Tabagismo do HU abrangerá palestras sobre temas como envelhecimento saudável, impactos do tabagismo sobre as doenças da mama e os benefícios para a saúde com o abandono do hábito de fumar.

Sobre a Ebserh - Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.