Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inaugurado o Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia no CCHL

Inaugurado o Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia no CCHL

Cerimônia de inauguração do laboratório antropologia

Inaugurado Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, no CCHL.

Durante o Seminário Cartografia de Conflitos Socioambientais, realizado nos dia 6 e 7 de julho, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, foi inaugurado o Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, localizado na sala 323 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O laboratório está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais/Programa de Pós-Graduação em Antropologia e tem o objetivo de consolidar e expandir as atividades de mapeamento social de povos e comunidades tradicionais no Piauí.

Palesta de Alfredo Wagner

Profa  Dra. Carmen Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia,Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno

Participaram do evento alunos e professores da UFPI, pesquisadores do PNCSA, a professora L’Hosana Tavares do Instituto Federal do Piauí (IFPI), membros do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), quebradeiras de coco do município de Miguel Alves e trabalhadores/as rurais de diversos assentamentos do Piauí.

Professores do CCHL com o professor Alfredo Wagner 1

Professores do CCHL durante a inauguração do Laboratório ao lado do palestrante.

O Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait,  abriu a cerimônia de inauguração laboratório, manifestando sua alegria com a criação do laboratório no Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. Em retribuição, a Prof. Dra. Carmen Lima (Chefe do Departamento de Ciências Sociais) agradeceu a sensibilidade do diretor e o empenho em atender a demanda do laboratório.

Participantes do Seminário Cartografia de Conflitos Socioambientais

Participantes durante a palestra

Seminário

A programação do seminário foi constituída de mesas-redondas, palestra, apresentação do mapa Região Ecológica dos Babaçuais e Caderno de Conflitos no Campo 2017 e momento cultural.  Bastante significativa foi a palestra Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia: situando as experiências de mapeamento social de conflitos, proferida pelo Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (Coordenador Geral do PNCSA). Ele refletiu sobre as diversas experiências de cartografia realizadas pelo PNCSA e evidenciou como foi se constituindo a identidade desta rede de pesquisadores e os princípios que regem a relação de pesquisa desenvolvida com os movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais.

O seminário foi promovido pelo Departamento de Ciências Sociais /Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), Grupo de Pesquisas sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização – CNPQ, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Sandra MIQCB falando sobre o Mapa Região Ecológica dos Babaçuais

Representante do Mov. Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

Participaram do  evento  alunos, professores, pesquisadores do PNCSA, a professora L’Hosana Tavares do Instituto Federal do Piauí (IFPI), membros do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), quebradeiras de coco do município de Miguel Alves e trabalhadores/as rurais de diversos assentamentos do Piauí.

O telefone do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia na UFPI é (86) 3215-5939.