Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-Reitora da UFPI recebe Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva

Vice-Reitora da UFPI recebe Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu, na noite de ontem (16), no Teatro 4 de Setembro, a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva. A solenidade, que faz parte das comemorações do aniversário dos 165 anos de Teresina, teve por intuito destacar a contribuição das mulheres de Teresina para o desenvolvimento da cidade.

medalha nadir

Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira e prefeito Firmino Filho durante entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva

A Profa. Nadir Nogueira considerou a homenagem como um reconhecimento dos 30 anos de trabalho realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para ela, “esse trabalho tem se traduzido na contribuição, na formação e na qualificação de profissionais. Com isso, expresso meu sentimento de alegria e de maior compromisso para que Teresina se torne mais justa, segura, igualitária e agradável para se viver”, disse.

Durante a outorga, o prefeito Firmino Filho destacou a garra das mulheres. "Vivemos um momento de muito pessimismo, mas é fundamental nesse aniversário que o povo seja persistente, que tenha garra. É importante dizer que podemos fazer, e que vamos fazer. Vamos renovar nossa fé e esperança do que queremos fazer pelas mulheres", afirmou o gestor. "É com garra, determinação, vigor e trabalho que vamos chegar lá".

firmino filho

Prefeito Firmino Filho destaca a importância do trabalho realizado pelas mulheres para o desenvolvimento de Teresina

Conselho

A escolha das homenageadas foi feita pelo Conselho Deliberativo Municipal Conselheiro José Antônio Saraiva constituído pelo prefeito Firmino Filho, representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense, da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

A comenda foi criada pela Lei nº 684, de 16 de agosto de 1985, e alterada pela Lei nº 1.473, de 17 de julho de 1990, tendo o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços para a cidade.