Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório para Coordenadores de Estágio de Curso da UFPI
Início do conteúdo da página

Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório para Coordenadores de Estágio de Curso da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

seminario nti

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Estágio Obrigatório (CEO), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), realizou na manhã desta segunda-feira (21), no Auditório do Curso de Química, o Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O evento foi destinado para os Coordenadores de Estágio de Curso do campus sede e teve o objetivo de informar e qualificar os Coordenadores de Estágio de Curso, para a utilização do Módulo de Estágio no SIGAA.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, explica como funciona o Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório/ SIGAA. “Essa apresentação é a transformação de um sistema que era feito manualmente no papel para um sistema eletrônico feito em ambiente virtual pelo SIGAA. No modelo antigo que era o modelo manual demorava três meses pra serem concluídos, este semestre pelo módulo eletrônico, os termos vão demorar um mês apenas. A partir do próximo semestre a ideia é que o termo seja concluído em uma semana, ou seja, todo o sistema é para facilitar a vida do aluno, do professor orientador e do coordenador de estágio do curso e também para dar maior eficiência a todo o sistema”, disse.  

nelson juliano

Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos

O Coordenador de Sistemas do NTI, Euclydes Gregório de Melo, fala sobre a expansão do sistema. “Basicamente, já vinha sendo tocado um projeto piloto com o curso de Computação ao longo de quatro semestres letivos, e nesse semestre vamos expandir para os demais cursos de modo que toda gestão do estágio curricular obrigatório desde a oferta do estágio até a consolidação desse componente vai ser feita via sistema pelo coordenador de estágio de cada curso”, explica.

euclydes

Coordenador de Sistemas do NTI, Euclydes Gregório de Melo

A Coordenadora do Estágio Obrigatório, Maria Rosalia Ribeiro Brandim, destaca como será o cronograma e objetivos  da atividade  do Módulo de Estágio Obrigatório. "A partir do turno da tarde desta segunda-feira (21), o NTI deve já disponibilizar a ferramenta para os coordenadores de estágio de curso. São eles que vão fazer esse manuseio, esse cadastro da documentação do aluno, do acesso ao módulo de todos os convênios que a Universidade têm para estágios obrigatórios vagos que estão lá no módulo. Deste modo, o módulo possui os seguintes objetivos: permitir a solicitação e o cadastro dos convênios de estágio dentro de um sistema seguro sem erros, de forma ágil. O coordenador de estágio de cada curso vai realizar o cadastro avulso, porque os nossos alunos já estão todos matriculados nas turmas de disciplina de estágio, então esse módulo vem para trabalhar o cadastro da documentação, ele não tem interferência no tipo de componente curricular, que continua do jeito que já está". 

maria rosalia

Coordenadora do Estágio Obrigatório, Maria Rosalia Ribeiro Brandim

O evento segue até quarta-feira (23), com os Coordenadores de Estágio de Curso dos campi fora de sede. O Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas será ministrado através de videoconferência.

Fim do conteúdo da página