Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente incrementa suas notas na CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou ontem (19),  as notas dos programas da Área de Ciências Ambientais, no quadriênio 2013-2016. Na UFPI, o curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA) aumentou sua nota para 4, e o curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – em Rede (DDMA), passou para nota 5.

Os resultados podem ser acessados em:

Implantado em 2002, por iniciativa do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), o MDMA agregou-se desde o início a Rede do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA), em que participam as Universidades Federais do Piauí (UFPI), Ceará (UFC), Paraíba (UFPB), Rio Grande do Norte (UFRN), Pernambuco (UFPE), Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Santa Cruz/BA (UESC). Este ano o MDMA comemora seus 15 anos de criação, com um total de 227 dissertações defendidas.

Para a Profa. Dra. Giovana Mira de Espindola, Coordenadora do Mestrado, “o Programa tem contribuído, nestes 15 anos, para a formação de profissionais qualificados para o exercício da pesquisa e do magistério superior, condição essencial para a atuação sistemática no campo do desenvolvimento e meio ambiente no Piauí”.

Já o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, aprovado pela CAPES em 2009 e implantado em 2010, foi concebido no formato de Associação Ampla em Rede, por meio da integração das competências das mesmas IES que integram a Rede PRODEMA. Hoje o Doutorado já contabiliza 26 teses defendidas.

Segundo a Profa. Dra. Roseli Farias Melo de Barros, Coordenadora do Doutorado, “o resultado desta avaliação da CAPES é fruto de um processo de amadurecimento dos nossos cursos, reflexo de um corpo docente com formação, qualificação e atuação diversificadas, experiências em temáticas relevantes para a construção da interdisciplinaridade”.

Ressalta-se que os estudos e pesquisas do Mestrado e do Doutorado centram-se numa ótica eminentemente interdisciplinar, buscando a harmonização entre os objetivos sociais, ecológicos e econômicos do desenvolvimento, em bases sustentáveis consideradas as particularidades do Trópico Ecotonal do Nordeste.

Os egressos do Mestrado e do Doutorado têm atuado nas mais diversas esferas públicas e privadas do Piauí e região. Assim, a Rede PRODEMA objetiva promover a formação de profissionais em nível de Mestrado e Doutorado para participar ativamente na produção de conhecimento voltados para as questões do desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil, de modo a estabelecer, no conjunto de suas ações, a promoção do debate acerca do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente.