Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Guilherme Pompeu é nomeado professor Titular da UFPI
Início do conteúdo da página

Professor Guilherme Pompeu é nomeado professor Titular da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O professor José Guilherme Férrer Pompeu, mestre (USP – Ribeirão Preto), doutor (FOP – Pernambuco), e docente efetivo do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal do Piauí (CCS-UFPI), apresentou sua defesa de Memorial Acadêmico, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de professor Titular. A defesa foi realizada no auditório do Curso de Odontologia, no dia 18 de agosto de 2017.

memorial4

Professor José Guilherme Férrer Pompeu durante apresentação de Memorial Acadêmico

Referência na área Odontológica, o professor Guilherme Pompeu, como é mais conhecido no meio acadêmico, iniciou sua trajetória na Instituição no ano de 1980, como discente em Odontologia. Ao longo desses anos, além das atividades docentes de fato, ainda exerceu na UFPI diferentes funções como Subchefe e Chefe de Departamento, Subcoordenador do Curso, Coordenador de Disciplinas e por fim, Vice-Diretor de Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também participou de dezenas de comissões inerentes às atividades acadêmico-universitárias da UFPI.

Durante a sessão de defesa, o professor fez um traçado da carreira acadêmica desde o ano em que ingressou na Instituição, passando pela graduação, até o ano de posse na UFPI. Pompeu também tratou das experiências com alunos de Iniciação Científica, e como acompanhou o crescimento do Curso de Odontologia que atua como docente.

“Ainda em 1988, após aprovado em colocação única para o cargo de Professor Substituto, iniciei efetivamente a minha trajetória docente na academia, no Campus Ministro Petrônio Portella, ocasião em que ministrava aulas noturnas na disciplina de Escultura Dental, hoje disciplina de Oclusão. Se me encantei com a academia quando nela ingressei como aluno, a responsabilidade de estar nela, então como professor, acendeu luzes dentro de mim que passaram a me motivar sobremaneira: estar dentre os que ensinam uma profissão, dentre os que formam cidadãos, dentre os que estimulam a produção e a divulgação de novos conhecimentos por meio da pesquisa passou a ser para mim o mote de minha vida”, relembra.

A banca de avaliação foi composta pelo Prof. Titular Paulo Vasconcelos de Carvalho (UFPI); Prof. Titular Ayrton de Sá Brandim (IFPI); Profa. Titular Flôr de Maria Mendes Câmara (IFPI); Prof. Titular Marcos Antonio de Castro Marques Teixeira IFPI); e Prof. Titular Francisco de Assis Sinimbú Neto (UFPI).

memorial2

Prof. Pompeu com os professores da banca de avaliação

“Ao final do ano de 1991, prestei o Concurso Público de Provas e Títulos para a vaga de Professor Auxiliar Nível 1, em regime de tempo parcial (20 horas semanais – TP-20). Devidamente aprovado em tal concurso, em 1992 fui efetivado como professor no Departamento de Odontologia Restauradora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Desde então, por meio de progressão funcional por titulação, fui promovido ao cargo de Professor Assistente Nível 1 – TP-20, em 1993; Professor Assistente Nível 2 – TP-20, em 1995; Professor Adjunto Nível 1 – TP-20, em 1997; Professor Adjunto Nível 2, em 1999; Professor Adjunto Nível 3, em 2001; Professor Adjunto Nível 4, em 2003; Professor Associado I, em 2009; Professor Associado II, em 2011; Professor Associado III, em 2013 e, finalmente, Professor Associado IV, em 2015”, destaca o Prof. Pompeu.

O cargo de professor titular foi criado pelo Ministério da Educação, portaria nº 982 de 2013, e pode ser pleiteado por docentes que já passaram por todos os níveis da carreira de professor nas universidades públicas federais, onde o docente apresenta para uma banca examinadora um documento. Segundo o Prof. Pompeu, representa um momento de reflexão da própria carreira, pois é feita uma abordagem pessoal de todo o caminho acadêmico de pesquisa, extensão e gestão percorrido na Universidade.

Contribuições para a Formação Universitária

Guilherme Pompeu também teve uma de atuação muito ativa na área de pesquisas científicas. “Minha primeira publicação data de 1996. Desde então, foram 28 artigos completos publicados em periódicos científicos predominantemente nacionais, em função mesmo das linhas de pesquisa de que participo, a maioria delas sempre bastante voltadas para os problemas da população brasileira. Ao longo desses anos, também foram 54 os trabalhos completos e resumos publicados em anais de congressos”, afirma.

Em 2003, no sentido de auxiliar novos pesquisadores no desenvolvimento de suas produções científicas, o professor elaborou e publicou o livro “Orientador de bolso: recomendações para a elaboração de trabalhos acadêmicos”. Em 2012, em parceria com Cláudio Heliomar Vicente da Silva, organizou o livro “Estética odontológica: situações clínicas”.

“Devo confessar que, ao longo desses 20 anos desde a minha primeira publicação, a minha paixão pela docência, na qual incluo a orientação de alunos de graduação e pós-graduação na condução de suas investigações científicas, tem me furtado o tempo que, talvez, devesse ser empregado na produção de maior número de publicações. Conforta-me, porém, o fato de esse tempo ter beneficiado centenas de alunos na construção de suas identidades profissionais e acadêmicas”, avalia.

Contribuições para a Comunidade

Durante a sua trajetória profissional, o professor também atuou junto às comunidades mais carentes, participando e desenvolvendo projetos de extensão, dos quais devem ser destacados o Serviço de Odontologia Restauradora da UFPI, em atividade há 18 anos, e o Educa Odonto: Seu Sorriso Saudável, em atividade desde 2011.

“Se o meu desempenho em tarefas clínicas, acadêmicas e sociais, apresentadas neste memorial, associado ao meu indescritível amor pelo magistério, for suficiente, em quantidade e qualidade, para permitir a minha promoção para Professor Titular, sentirei minha carreira coroada, e sei que continuarei devotando meu corpo e minha alma à formação de novos jovens odontólogos pesquisadores, à produção de novos conhecimentos que possam de fato ser aplicados no desenvolvimento de nossas comunidades, e à ratificação permanente da excelência desta UFPI na formação de profissionais e pesquisadores da Odontologia”, finaliza o professor.

Prêmios recebidos

Em 25 de outubro de 2008, Dia do Dentista e 40 anos de existência do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, Guilherme Pompeu recebe homenagem de honra ao mérito odontológico das mãos do presidente e seu ex-aluno, Sérgio Sá Pires.

Em junho de 2013, a Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO), na cidade de São Paulo,  confere ao professor, por seu mérito profissional, sua dedicação aos seus pacientes e à odontologia brasileira, o título de destaque nacional.

No mesmo ano, em setembro de 2013, Guilherme Pompeu toma posse na Academia de Ciências do Piauí, ocupando a cadeira de número 13 do titular Fernando de Oliveira Marques.

No ano seguinte, a Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores outorga o diploma de titular ao professor por seus méritos, humanismo e valorosa contribuição à nobre causa da literatura na Odontologia. Nessa mesma solenidade, ainda lhe foi dada a comenda da ordem Dom Pedro II.

Resumo do currículo do professor Guilherme Pompeu

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (1993) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade de Pernambuco (1997). Professor Titular (2017), Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Piauí ( desde 2013), membro Imortal da Academia de Ciências do Piauí, membro associado da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí, filiado do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, voluntário da Fundação Maria Carvalho Santos e associado da Associação Brasileira de Odontologia. Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: oclusão, odontologia, escultura, clínica odontológica e pacientes.

Confira o Memorial completo do professor aqui

Confira mais fotos do evento:

memorial5

Professor com a mãe e o irmão 

memorial6

Prof. Pompeu com o filho

memorial8

Alunos na torcida pelo professor

memorial1

Professor comemora com os alunos a aprovação da defesa de Memorial Acadêmico

Fim do conteúdo da página