Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado Profissional em Saúde da Mulher realiza ação social no bairro Piçarreira I
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Saúde da Mulher realiza ação social no bairro Piçarreira I

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.38

Coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Medeiros durante a ação social

O Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da disciplina de Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu no dia (18), quarta-feira, na Igreja de São Francisco de Assis e Santa Clara no bairro Piçarreira uma a atividade social destinada à saúde da mulher e homem. Cerca de 150 pessoas do Bairro Piçarreira participaram do evento.

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.42 1

Mesa de prestação de serviços de consultas medicas e exames gratuitos 

Organizado pelo professor Anderson Nogueira Mendes, a atividade social tive como objetivo promover ação de promoção da saúde em uma comunidade, articulando estratégias educativas, preventivas, de diagnóstico e tratamento. “Trata-se de uma ação, onde os alunos que participam da disciplina de Promoção da Saúde prestaram serviços com realização de consultas medicas, testes de glicemia e HIV e palestras com as seguintes temáticas: DST; Plantas Medicinais com distribuição de plantas; Drogas e Violência, Saúde Bucal e Tabagismo”, explica.

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.38 1

Distribuição de cartilhas 

O Prof. Dr. Anderson Nogueira, acredita que é necessário otimizar em uma ação direta os ensinamentos teóricos que são disponibilizados pela disciplina em sala de aula. Ele propõe que é preciso se inserir em um contexto social que evidencie as problemáticas e possibilite esclarecer a falta de informações de determinados aspectos da saúde da mulher e do homem. 

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.41 1

Realização de exames 

“Temos dentro do curso uma multidisciplinaridade de alunos, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, odontologistas, biólogos e farmacêuticos. Por conta disso é que surgiu a possibilidade de fazer uma ação numa comunidade carente, obviamente por todas as problemáticas presentes dentro de uma. Achamos por bem não só falar teoricamente como é uma ação de promoção da saúde, mas também viabilizar uma ação direta”, relatou o Prof. Dr. Anderson Nogueira Mendes. 

WhatsApp Image 2017 10 20 at 13.08.42

Atendimento à comunidade 

Saiba mais:

O Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher há dois anos tem participação em atividades na campanha do Outubro Rosa, como a caminhada que ocorre anualmente em Teresina. A coordenação do programa de mestrado amplia suas ações para os campus fora de sede, como o Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba, que também irá promover uma ação social como esta, em decorrência da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Segundo a Coordenadora do Programa de Mestrado em Saúde da Mulher, Profa. Dra. Lis Medeiros, a proposta de curso baseia-se em discutir medidas que melhorem a assistência da rede pública de saúde à mulher e contribuir para a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde. 

Fim do conteúdo da página