Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cerimônia em homenagem ao cadáver desconhecido é realizada pelo Departamento de Morfologia da UFPI

Na manhã desta sexta-feira (24), aconteceu a Homenagem ao Cádaver Desconhecido, atividade organizada pelo Departamento de Morfologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no setor de Anatomia Humana da Universidade Federal do Piauí. A cerimônia é um tributo em agradecimento pelas contribuições que os corpos doados proporcionam ao campo de pesquisa da Universidade.
DSC_0268 (1).JPG

Profa. Dra. Carla Maria de Carvalho Leite

Por meio de louvores, poesias, textos e apresentações musicais, os estudantes prestaram suas homenagens e salientaram a relevância da ética e do respeito aos corpos desconhecidos que tanto auxiliam nos estudos práticos da anatomia. "Esse é o momento de agradecer, pois, de algum modo, esses corpos estão nos servindo para o conhecimento, ampliando o estudo de todos os alunos da área da ciência, além de humanizar o ensino na área da saúde", disse Profa. Dra. Carla Maria de Carvalho Leite, organizadora do evento.

DSC_0316 (1).JPG

Bruna Sales, estudante de Medicina

A cerimônia em Ação de Graças se mostra também como um ótimo espaço para revelar novos talentos. Para a aluna do curso de Medicina da UFPI, Bruna Sales, que já possui livro de poesia publicado, o evento abre uma oportunidade muito grande para que os alunos possam se conhecer e debater sobre literatura, poesia e todas as formas de arte.

DSC_0295 (1).JPG

Salmon Alencar, estudante de Medicina

"A importância da cerimônia é reconhecer que entendemos quem é o cadáver. Apesar de hoje ser indigente, nesse momento se torna útil. Nós, como alunos, reconhecemos que sem o cadáver é bem mais difícil o aprendizado e aquisição de conhecimento durante todo o curso", relatou Salmon Alencar, estudante de Medicina.

DSC_0280 (1).JPG

Prof. Dr. Viriato Campelo, diretor do Centro de Ciências da Saúde

Para o Prof. Dr. Viriato Campelo, diretor do Centro de Ciências da Saúde, essa reflexão que é gerada em torno das homenagens faz com que o aluno da área da saúde aprenda logo nos primeiros períodos a necessidade do respeito ao lidar com os mortos, como também como os vivos.

DSC_0375.JPG
No encerramento, foi realizada uma missa, celebrada pelo padre Fábio Carvalho, como símbolo do velamento e agradecimento ao corpo.

Confira mais fotos:

DSC_0337 (1).JPG