Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Apresentações culturais e exposição das ações extensionistas marcam terceiro dia do SEMEX

Pró Reitora

Pró-Reitora da PREX, Profa. Dra. Cleânia Sales e Silva

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), no Espaço Rosa dos Ventos, a apresentação de pôsteres e mostras de projetos de extensão do VII Seminário de Extensão e Cultura e IV Mostra de Comunidades. Durante o evento, a Pró-Reitora de Extensão, Professora Dra. Cleânia Sales e Silva, destacou a importâcia e contribuições dos projetos de extensão e a participação da comunidade.

" Todos os trabalhos de extensão, eles têm como objetivo uma formação pedagógica com os alunos, articulando conhecimentos com estratégias de intervenção, e um objetivo maior que é além desse impacto, que é pedagógico, é proporcionar um impacto social, uma transformação social junto à comunidade. Nosso trabalho é atende às demandas da comunidade, de compreender que demandas são essas de trazer vozes da comunidade para a universidade para a partir da escuta dessas vozes, criar estratégias de intervenção, buscando atender as demandas, possibilitando mudanças substanciais na vida das comunidades assistidades pelos projetos de extensão" destaca.

Confira alguns projetos de extensão:

Campus Ministro Petrônio Portela (CMPP) Teresina

Titulo do Projeto: Lazer e Sociabilidade: A contribuição das festas dançantes para o envelhecimento ativo.

Marcos Aurélio

Marco Aurélio de Sousa, aluno do quinto período de jornalismo

Discente do curso de Comunicação Social - Jornalismo, Marco Aurélio de Sousa, do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) em Teresina, fala sobre o projeto. "Nosso trabalho é um subprojeto do Programa de Extensão chamado lazer e sociabilidade. Um dos objetivos é desenvolver atividades que contribuam para o desenvolvimento ativo do idosos e pautar discussões sobre o envelhecimento. Dentro do projeto de lazer tem essas festas dançantes. Há uma troca de conhecimento, porque nós aprendemos bastante com os idosos, ou seja, além de contribuir, serve para o processo de transformação do estudante acadêmico," afirma.

Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), Parnaíba

Título do Projeto:  Mais Piscicultura: Boas práticas sanitárias e preservação do pescado

campus parnaiba

Patricia Discente de Engenharia de pesca do Campus de Parnaíba

Aluna do Campus de Picos, do curso de Engenharia de Pesca, Patricia Silva fala sobre a importância do projeto. "Faço parte do Projeto mais piscicultura que tem a finalidade de capacitar pequenos agricultores na criação de peixes como fonte de renda. O objetivo principal é realizar palestras para ajudar os piscicultores a fazer uma criação com qualidade", frisa.

Campus Senador Helvidio Barros Nunes (CSHNB), Picos

Tema do projeto: Promoção da saúde através de projetos de extensão

Natalina Picos

Amaralina Gomes da silva , acadêmica de Enfermagem, Campus de Picos

Amaralina Gomes da Silva, aluna do Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (CSHNB) em Picos explica o projeto no qual está envolvida. “Esse trabalho  visa proporcionar assistência para adolescentes sem privação de liberdade, tendo em vista que adolescentes nessa condição têm várias necessidades específicas de saúde. A maioria é oriunda de famílias de baixa renda, tem baixa escolaridade. Então, é importante que a enfermagem tenha um olhar holístico sobre o adolescente. Nesse projeto de extensão, eles são acompanhados semanalmente com intervenções a respeito de drogas, violência, DSTs. É olhar para o adolescente de uma maneira singular, por terem muitas perspectivas de uma vida saudável desde que seja assistido de forma eficaz." conclui.

Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) ,Bom Jesus

Projeto: Dr Vet vinculado ao Projeto de Extensão Educação Continuada.

Adriana Bom Jesus

Adriana Sousa , discente do Campus de Bom Jesus

"O objetivo do nosso projeto é o controle de natalidade, através de palestras educativas na comunidade de Bom Jesus e regiões vizinhas e também pra comunidade do Campus de Bom Jesus. Essas palestras abordam sobre o objetivo de castrar, a importância, que doenças se evitam após a castração, falamos sobre a posse responsável e com isso evitar animais abandonados nas ruas. A importância do projeto é informar as pessoas sobre o controle da natalidade", afirma.

Campus Almícar Ferreira Sobral (CAFS), Floriano

Projeto: A relevância da coleta seletiva do lixo para o desenvolvimento ubano, econômico e social de uma cidade.

Floriano

Amanda Karielly de Sousa , discente do Campus de Floriano

"Esse projeto é de extrema importância para os catadores de resíduos sólidos da cidade, que eles se encontram atualmente em uma situação de vulnerabilidade social, questão da criação da cooperativa dos catadores para que eles possam ter condições melhores de trabalho, porque pra eles é uma fonte de renda. Nós vimos a necessidade de criar esse projeto em relação aos catadores principalmente pra ajudar a dar melhores condições de vida pra eles, já que nesse momento a cidade ainda não tem um aterro sanitário adequado como exigem as normas. A importãncia desse projeto pra mim é poder crescer como pessoa, ajudando pessoas. É muito gratificante contribuir pra qualidade de vida dos catadores de resíduos sólidos", finaliza.