Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREG informa 3ª convocação para matrícula institucional do Curso de Letras - LIBRAS
Início do conteúdo da página

Abertura do IV Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI

Imprimir
Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 14h10

AAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Orquidéia Pereira e Simone Neves trabalham como intérpretes de Libras em escolas públicas na cidade de Caxias, no Maranhão. Atualmente, elas estudam pelo PARFOR o curso de Letras Libras na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como trabalho de conclusão de curso, elas irão apresentar um estudo desenvolvido sobre recursos didáticos bilíngues para o ensino de pessoas surdas. “Queremos mostrar que os surdos podem aprender, principalmente, se nos dispusermos de recursos didáticos que trabalhem a sua peculiaridade que é o visual, porque o surdo aprende vendo”, disse Orquidéia.

IMG 0063

Orquidéia Pereira fala sobre o trabalho que vem desenvolvendo

O trabalho das intérpretes consiste em uma linha do tempo onde apresentam conquistas para a comunidade surda desde o Império até a atualidade, considerando uma conquista relevante o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, da última redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017).

IMG 0075

Orquidéia Pereira e Simone Neves trabalham como intérpretes de Libras em escolas públicas

O trabalho será apresentado no IV Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI, que este ano tem como tema “Educação, Meio Ambiente e Cidadania”, realizado no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella. O Seminário é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A programação é feita por meio de exposição de pôsteres, sessão de comunicação oral, lançamento de livros e premiação de trabalhos.

O evento é uma atividade de encerramento do período letivo realizada em todos os campi da UFPI e no polo de Esperantina, com o objetivo de socializar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI e tem como público-alvo professores da rede pública de Educação Básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.

IMG 0096

Prof. Dr. Miguel Arroyo ministrou a palestra de abertura do evento

A palestra de abertura do IV SIMPARFOR, "Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Aprendizagem que Transforma", foi proferida pelo Prof. Dr. Miguel Arroyo, que é sociólogo, educador e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos especialistas mais requisitados quando o tema é educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica, currículo e formação de professores.

IMG 0120

Mesa de abertura do evento

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do SIMPARFOR, o Prof. Dr. João Xavier, representando o Reitor da Universidade; a Profa. Dra. Maria da Glória Duarte, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI; a Profa. Dra. Josânia Lima Portela, representando o Pró-Reitor de Ensino de Graduação; o Prof. Dr. Luís Carlos Sales, Diretor do Centro de Ciências da Educação; além de demais coordenadores.

IMG 0093

Profa. Dra. Maria da Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR

Com a palavra, a Coordenadora Geral do PARFOR, Profa. Dra. Maria da Glória Ferro, agradeceu a presença de todos, ressaltou que o programa já formou mais de dois mil professores da Educação Básica nesses dez anos de existência e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no projeto. “Eu tenho dito que o resultado satisfatório e produtivo desse processo de formação de professores de Educação Básica é de grande responsabilidade, vocês. Eu fico muito feliz quando vejo professor investindo na sua formação. Já antecipo, para o próximo semestre, o V SIMPARFOR, os resultados têm apontado que a cada semestre essa experiência é melhorada e consolidada”, disse. A Coordenadora crescentou que quando fazem investimento em educação, estão certamente fazendo um investimento não só em beneficio próprio, mas também no coletivo, pois apostam na aprendizagem dos alunos, no crescimento do seu município e, consequentemente, na transformação da nossa sociedade.

A programação do evento se estende pelo período da tarde, quando ocorrerá a sessão de comunicação oral, encerrando com a plenária, lançamento de livros, avaliação e premiação de melhor trabalho.

Confira mais fotos:

IMG 0126

IMG 0089

IMG 0084

IMG 0107

IMG 0061

IMG 0048

 

 

Fim do conteúdo da página