Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Apresentação de trabalhos do PIBID acontecem até amanhã no CCN

Apresentação de trabalhos do PIBID acontecem até amanhã no CCN

CCN 14 12

Durante o evento diversos, trabalhos realizados em vários Campi foram apresentados

Aconteceu na manhâ desta quinta-feira, dia 14, a apresentação de trabalhos orais, que faz parte do segundo dia do Simpósio de Coordenadores do PIBID na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Vários docentes dos campi estavam presentes: Campus Almícar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano; Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) em Bom Jesus, Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) em Parnaíba , Campus Senador Helvídio Nunes de Barros  (CSHNB) em Picos, e Campus Ministro Petrônio Portela (CMPP) em Teresina.

Professora Francisca Dalva

Coordenadora Institucional do PIBID da UFPI, Prof.ª Dr.ª Antônia Dalva Carvalho

As apresentações de trabalhos orais objetivam  refletir sobre os desafios, possibilidades e limites da docência além de trocas de experiências e diálogos entre projetos disciplinares e transdisciplinares, além de abordar as ações desenvolvidas no âmbito do PIBID. Para a Coordenadora Institucional do PIBID, Professora Dra. Antônia Dalva Carvalho, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é de extrema importãncia para o desenvolvimento e aprendizagem para quem vai iniciar a docência. "O PIBID vai completar 10 anos e está consolidado, ele forma melhor o professor, colabora na aprendizagem dos alunos da licenciatura, colabora no preenchimento de lacunas de aprendizagem do aluno da escola de educação básica que faz tanto o professor quanto, o supervisor da escola que é o coorientador, desse aluno de licenciatura mudar  ou reconstruir uma percepção de educação, de escola, de aluno e de sociedade no sentido de fomentar com mais competência o Professor da Universidade  Federal do Piauí (UFPI), destaca.

Professora Zozilena a Vice- diretora do CCE,Professora Dra Zozilena de Fátima Froz Costa e o Professor Dr. Odailton Aragão apresntaram trabalho na área de Artes Plásticas e Visuais.

O evento acoontece a cada três anos, e os trabalhos que estão sendo apresentados são produzidos entre os anos de 2014 e 2017. São 70 professores que se apresentam por grupo, finalizando na sexta (15) ao meio dia. "Cada equipe tem um coordenador com 14 alunos, e essa equipe vai apresentar o trabalho realizado no triênio. Esses trabalhos também estão sendo publicados em forma de resumo expandido em nossos anais também tem ssn é super reconhecido, é qualificado, então, o PIBID também fomenta uma avanço no capital cultural", finaliza a professora Dalva.

Professora Patricia Napólis

Professora Dra Patricia Napólis, trabalha no PIBID na area de Ciências da Natureza

Para a Professora Dra Patricia Napólis, do curso de Ciências da Natureza (CCN), o PIBID  é um aprofundamento da teoria e práticas dos saberes para formação inicial de professores, e destaca a importância da iniciação a docência: "Nós trabalhamos nos cursos de licenciatura, os alunos que serão futuros docentes, e no PIBID eles vêm pra somar, atender essa formação  docente trabalhando a teoria e a prática. A gente trabalha  promovendo esse saber  interdisciplinar, articulado a varias áreas do conhecimento. Os debates ocorrem em forma de diálogo, de momentos diversificados, de trocas de experiências, refletindo as dificuldades, os desafios e as possibilidades pensando nas possíveis soluções, dos limites que a docência enfrenta, faz a gente elaborar alternativas, pensar num professor mais pesquisador", conclui.

Confira mais fotos

Evento ccn