Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI

UFPI realiza II Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI

Abertura III SIMCOP 14Coordenadores de area do PIBID

O Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), sediou nesta quarta-feira (13), o II Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI, o SICOP, que trouxe para a edição deste ano o tema: “Diálogos interdisciplinares sobre a formação docente”.

Abertura III SIMCOP 10Apresentação cultural dos bolsistas do Curso de Música

A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores de área vindos de todos os campi da Universidade. Os participantes foram recepcionados pela apresentação musical dos estudantes bolsistas do PIBID no Curso de Música, coordenado pelo Prof. Cássio Martins. A presença dos coordenadores evidenciou a expansão do Programa nos últimos anos, quando passou a atender alunos de todas as licenciaturas da Instituição, oportunizando a reflexão sobre os desafios, possibilidades e limites da docência.

Abertura III SIMCOP 5Mesa de abertura do II Simpósio de Coordenadores do PIBID

Estiveram presentes para compor a mesa de abertura o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano, que representou o Reitor; a Coordenadora Institucional do PIBID da UFPI, Prof.ª Dr.ª Antônia Dalva Carvalho; a Representante dos Coordenadores da Capital, Prof.ª Esp. Iolanda Costa Carvalho; a Representante dos Coordenadores do Interior, Prof.ª Dr.ª Luciana Barbosa Silva; o Coordenador de Gestão, Prof. Dr. Cleiton da Rocha; e o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. Luís Carlos Sales.

O intuito do evento é promover diálogos interdisciplinares sobre a formação docente, reflexão e aprofundamento teórico a partir da troca de saberes sobre a formação inicial de professores e, assim, ampliar o campo da epistemologia da prática profissional docente. A programação conta com palestras, conferências e debates orquestrados pelos coordenadores dos diversos campi da Universidade, abrangendo os Cursos de Pedagogia, Biologia, Matemática, História, Letras-Português e Ciências.

Abertura III SIMCOP 4Prof.ª Dr.ª Antônia Dalva Carvalho

A Prof.ª Dr.ª Antônia Dalva Carvalho saudou a presença de todos os coordenadores vindos dos campi fora de sede, destacou o trabalho conjunto para formar profissionais com maestria e competência. Carvalho afirma que “esse grupo seleto é responsável, nesta última década, por formar melhor os profissionais de educação da Universidade Federal do Piauí”, finaliza.

Abertura III SIMCOP 3Prof.ª Dr.ª Luciana Barbosa Silva

A Prof.ª Dr.ª Luciana Barbosa Silva disse em seu discurso que o PIBID é a valorização do magistério, argumentando que “o programa é a integração entre a educação superior e a educação básica”. Ela cita o exemplo dos alunos da educação básica que utilizam os laboratórios do Curso de Biologia em Bom Jesus. “Quando trazemos os alunos pra dentro da Universidade, junto dos professores da educação básica, há um aprendizado mútuo”, conclui.

Abertura III SIMCOP 2Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano, transmitiu a mensagem do Reitor para os participantes do Simpósio, destacando em suas palavras a importância do PIBID para o Estado do Piauí e para o Brasil. “Diante do prenúncio de redução de recursos para o programa há uma mobilização dos Reitores e dos Pró-Reitores de Graduação nas federais”, afirmou. Destacou, ainda, que algumas ações já foram tomadas, pois “já foi enviado um representante para a Comissão de Direitos Humanos e Participação Popular do Senado, que encaminhou uma moção ao Ministro da Educação”, conclui.

Abertura III SIMCOP 1Conferência do Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano

Após as considerações da mesa de honra o evento seguiu sua programação com a Conferência com o Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O evento é uma realização da UFPI com apoio da Comissão de Aperfeiçoamento Pessoal do Nível Superior (CAPES) e se estenderá até o dia 15 de dezembro, no Auditório Afonso Sena, do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

Veja mais imagens:

Abertura III SIMCOP 9