Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Editais dos programas de iniciação científica e de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação serão lançados nesta segunda (19)

lançamento editais ufpi.jpg

Para o ano de 2018, os programas de iniciação científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) trazem novidades. A primeira é que será um único edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e de Iniciação Científica Voluntária (ICV). A outra novidade é a antecipação do lançamento do edital, marcado para esta segunda-feira (19), às 15 horas, no Salão Nobre da Reitoria.

Os projetos poderão ser inscritos de 26/02 a 02/04. A terceira novidade é que os projetos serão distribuídos pelas grandes áreas do conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O professor vai se inscrever em uma das nove áreas, independente do campus.

FOTO-EDITADA-PARA-O-SITE-I.jpg

Coordenador da Coordenadoria Geral de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Batista Lopes

“O outro ponto que destacamos é que o PIBIC será todo online. A documentação que normalmente pedíamos em papel, o SIGAA vai disponibilizar essas informações para a Coordenação Geral de Pesquisa. Isso vai facilitar muito. Teremos diminuição de papel e, naturalmente, vamos contribuir com o meio ambiente, reduzindo o corte de árvores destinadas à fabricação de papel”, informou o Coordenador, Prof. Dr. João Batista Lopes.

A UFPI vai ofertar 210 bolsas para o PIBIC e 15 para o PIBIC-AF. A Instituição aguarda o lançamento do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para concorrer às bolsas ofertadas pelo órgão. A expectativa é conseguir 221 bolsas do CNPq e, assim, oferecer um total de 446 bolsas. No ICV, não tem limites de bolsistas.

O coordenador João Batista pede atenção dos professores no momento de leitura do edital. “É importante ler o edital e ver as exigências com relação ao cadastro. O projeto deve passar pelo Departamento, atentando para a necessidade do mesmo tramitar pelos comitês de ética e pesquisa, ou na comissão de ética com relação ao uso de animais. No caso do projeto elaborado para o PIBIC, que deve ter duração de um ano, correspondente à vigência da bolsa, esse tem que ter a aprovação do Departamento. Já os projetos aprovados por agências de fomento à pesquisa, esses já são naturalmente aprovados. Quanto aos planos de trabalho, é importante que o professor dê atenção. Temos o modelo proposto, sendo mecessáior verificar o cronograma e a importância que tem para o aluno para que o projeto não tenha nenhum problema. O projeto tramita pelos comitês interno e externo, que é um processo normal, e conhecido de todos que têm participado do PIBIC”, informou.

PIBITI e ITV

Também será lançado na tarde dessa segunda-feira (19), o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa de Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV). Os programas visam estimular estudantes do ensino superior nas atividades, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Para este edital, serão ofertadas 18 bolsas CNPq e 24 bolsas da UFPI para o PIBITI. Já o ITV não tem limite de projetos.

Maria Rita20180219121238

O edital apresenta alterações em relação aos lançados anteriormente. “A novidade é que podem concorrer na iniciação ao desenvolvimento tecnológico voluntário, mestres ou doutores que tenham vínculo como docente ou servidor técnico”, informou a Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Morais Chaves Santos.

As inscrições devem ser feitas no período de 26/02 a 07/05. “A orientação é que procurem seguir o edital e elaborar um projeto dentro das exigências do programa de iniciação tecnológica, voltados para processos com foco em inovação”, destacou a professora Maria Rita Morais.

Após a solenidade de lançamento, os editais serão disponibilizados na página da UFPI.