Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do campus de Bom Jesus participa de Oficina de Planejamento coordenado pelo ICMBio
Início do conteúdo da página

Docente do campus de Bom Jesus participa de Oficina de Planejamento coordenado pelo ICMBio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Prof.Davi Pantoja CERPAN Out 2017 220180222164909

Professor Dr. Davi Lima Pantoja Leite, docente do Campus de Bom jesus

O docente do Curso de Ciências Biológicas do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, Professor Dr. Davi Lima Pantoja, participou da Oficina de Planejamento para a Elaboração do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Ictiofauna, Herpetofauna, e Primatas do Cerrado e Pantanal (CERPAN). O evento foi Coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), entre os dias 16 e 20 de outubro de 2017 e  ocorreu na Academia Nacional da Biodiversidade (ACADEBio/FLONA) de Ipanema, no  Municipio de Iperó, São Paulo. 

Foto dos participantes Herpeto20180222165735

Oficina reuniu participantes de todo o país

Participaram da oficina especialistas em répteis, anfíbios, peixes e primatas, totalizando 42 participantes, representando instituições como universidades, organizações-não-governamentais, órgãos federais e estaduais do meio ambiente, ministérios públicos estaduais, e empresas públicas de pesquisa energética e agropecuária. O plano de ação nacional para a conservação das espécies ameaçadas contemplará ações que busquem a recuperação de populações e habitat das espécies de grupos ameaçadas de extinção cuja distribuição geográfica e habitat que estão inseridos nas regiões do Cerrado e Pantanal do Brasil, com compromissos estabelecidos por um período de cinco anos.

Foto dos participantes 120180222175611

Diversos especialistas de várias instituições participaram da oficina

O professor fala da importância em ter participado da oficina: "O convite para a participação da nossa Instituição neste evento deve ser motivo de satisfação para nossa comunidade, uma vez que nos dá oportunidade de contribuir e nos insere no debate nacional sobre a conservação da natureza, especialmente em um momento em que conservação das áreas do Cerrado no estado do Piauí estão extremamente em perigo devido a expansão da fronteira agrícola do país sobre a região do MATOPIBA", afirma.

Davi Lima Pantoja é Bacharel em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Biologia Animal (2007) e Doutor em Ecologia (2013) pela Universidade de Brasília incluindo um ano de Doutorado Sanduíche (2011) na University of Texas at Austin (EUA). Pós-Doutorado (2014) na Universidad Nacional de Córdoba / CONICET (Argentina). Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia, Biogeografia e Conservação da Natureza, com ênfase no estudo dos vertebrados e na formação de professores e pesquisadores. Seu maior interesse e especialidade concernem à biologia dos répteis e anfíbios. Ao longo de sua trajetória profissional, acumula experiência na Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia e Caatinga.

Confira o resumo publicado na revista Herpetologia Brasileira sobre a oficina. 

Fim do conteúdo da página