Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa hoje (26) período de inscrições on line para os Programas de Iniciação Científica da (UFPI)

EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MATÉRIA20180226104031

Estarão abertas a partir de hoje (26) as inscrições on line para os Programas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  Os editais foram lançados em solenidade no Salão Nobre da Reitoria, no dia 19 de fevereiro, e apresentou mudanças em relação aos anteriores.

Este ano, há um único edital para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e de Iniciação Científica Voluntária (ICV). Outra novidade é que os projetos passam a ser distribuídos pelas grandes áreas do conhecimento da Capes e não mais por campus como ocorria. Assim, o professor vai se inscrever em uma das nove áreas, independente do campus. O PIBIC também passa a ser todo online. A documentação, normalmente solicitada em papel, será enviada pelo Sigaa e disponibilizada à Coordenação Geral de Pesquisa.

A UFPI vai oferecer 210 bolsas para o PIBIC e 15 para o PIBIC-AF. Já para o ICV não há limites de bolsistas. A Universidade aguarda o lançamento do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para concorrer às bolsas ofertadas pelo órgão e espera conseguir 221 bolsas do Conselho e, assim, disponibilizar um total de 446 bolsas.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa de Iniciação Tecnológica Voluntária (ITV) também abrem inscrições a partir de hoje. Os programas visam estimular estudantes do ensino superior nas atividades, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Para este edital, serão ofertadas 18 bolsas CNPq e 24 bolsas da UFPI para o PIBITI. Já o ITV não tem limite de projetos. A distribuição de bolsas  está dividida apenas em quatro áreas prioritárias: tecnologia e inovação em Agropecuária; tecnologia da informação e comunicação; tecnologias químicas e novos materiais; e biotecnologia, recursos naturais e tecnologia da saúde.

O edital também apresenta alterações em relação aos lançados anteriormente. A novidade é que podem concorrer na iniciação ao desenvolvimento tecnológico voluntário, mestres ou doutores que tenham vínculo como docente ou servidor técnico.

As inscrições para todos os programas devem ser feitas no período de 26 de fevereiro a 07 de maio.

Confira os editais:

Edital 2 - Iniciação Científica Graduação/ UFPI - PIBIC, PIBIC-af, ICV