Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenação do Curso de Farmácia realiza capacitação para os docentes da UFPI

Coordenação do Curso de Farmácia realiza capacitação para os docentes da UFPI

A Coordenação do Curso de Farmácia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realiza nos dias 14 e 15 de março de 2018, o Curso “Capacitação Docente nas Novas DCN’s do Curso de Farmácia”. Com o tema “Implantação do Novo Currículo por Competências e Estratégias de Metodologias Ativas”, o evento abordará as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso e é direcionado aos docentes da UFPI que ministram aulas para o curso de Farmácia.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Farmácia, Profa. Dra. Waleska Albuquerque, a coordenação do curso acompanha o desafio assumido pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Conselho Federal de Farmácia (CFF) na aprovação e implantação das Diretrizes Curriculares. “Queremos, desde já, nos adequar a esta nova realidade e contribuir com a formação de novos farmacêuticos cada vez mais comprometidos e cientes das suas competências”, destacou a docente. Os debates serão realizados no auditório do Curso de Farmácia.

Nos dois dias de curso serão discutidos aspectos relevantes sobre as novas perspectivas da formação de profissionais farmacêuticos. “No primeiro momento, as discussões sobre o novo currículo acadêmico do Curso de Farmácia da UFPI serão retomadas, a fim de demonstrar quais as principais mudanças realizadas feitas na atualização dos componentes curriculares segundo as novas DCNs do Curso de Farmácia”, explica a Profa. Dra. Waleska Albuquerque.

No segundo momento, a Profa. Dra. Angelita Cristine de Melo, docente da Universidade Federal de São João Del-Rei, abordará aspectos filosóficos e conceituais da formação de profissionais da saúde por competências e suas implicações no planejamento de currículos e de unidades curriculares com a seleção de metodologias de ensino-aprendizagem e avaliação de desempenhos.

Conforme ressalta o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Prof. Dr. Lívio Nunes, a coordenação do Curso de Farmácia da UFPI está sempre buscando atualizar os docentes sobre as novas DCNs, visando sempre a boa formação acadêmica de nossos estudantes. “Para nós, professores da Farmácia, é gratificante podermos contar com o apoio e incentivo da coordenação do curso, sempre atenta à nossa necessidade de capacitação e aprimoramento constante”, frisou o professor.