Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Letras-Inglês do PARFOR/UFPI são aprovados em seleção nacional

Alunos de Letras-Inglês do PARFOR/UFPI são aprovados em seleção nacional

Milton e cecília.jpg

Professores da educação básica Cecília Alves Pereira Neta e Milton Borges Neves

Os professores da educação básica Cecília Alves Pereira Neta e Milton Borges Neves, recém formados em Letras-Inglês pelo PARFOR/UFPI (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), foram selecionados em nível nacional para participar de oficinas de criatividade para professores da rede pública de educação básica que atuam no ensino de língua inglesa e nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As oficinas serão promovidas pela CAPES em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, no período de 4 a 6 de abril de 2018, em Brasília. Foram selecionados 25 alunos do PARFOR em todo o Brasil. Os participantes terão todas as suas despesas pagas pelo programa.

A professora Cecília Alves reside e trabalha no município de Barras. Já o Prof. Milton Borges é residente em Palmeirais e trabalha na educação básica daquele município. Ambos ingressaram no curso de segunda licenciatura em Letras-Inglês ofertado pelo PARFOR/UFPI no primeiro semestre de 2016 junto com mais 13 alunos, tendo concluído as 1.395 horas/aula do curso (4 blocos) em dezembro de 2017.

Colação de grau dos professores Milton e Cecília.jpg

Colação de grau dos professores Milton e Cecília

Na opinião do Prof. Milton Borges, a experiência de formação no PARFOR representou um momento privilegiado em sua vida profissional: “Posso dividir a minha vida profissional em dois momentos: antes e depois do PARFOR. A licenciatura em Letras-Inglês na UFPI me fez conhecer um novo horizonte, novos professores, novas teorias, novas metodologias e uma nova forma de lidar com a escola. Ter sido selecionado em nível nacional para uma oportunidade de formação em Brasília veio coroar a minha formação”, relata Milton.

Para a Profa. Cecília Alves, o PARFOR tem sido uma verdadeira injeção de ânimo na educação pública brasileira. “Se considerarmos especificamente o ensino de língua inglesa, perceberemos um desafio ainda maior para as escolas públicas. Há um estereótipo que considera o domínio de uma língua estrangeira como privilégio da elite, de quem tem dinheiro pra estudar no exterior. O contato com o PARFOR me permitiu ter certeza de que é possível ensinar e aprender com maior qualidade. A experiência de formação em Brasília será mais um passo para esse aperfeiçoamento”.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR na UFPI, disse que está muito feliz com o resultado da seleção e parabeniza os professores Milton e Cecília pela participação. “Incentivamos bastante os alunos a participarem desse processo porque temos certeza que será mais uma excelente oportunidade formativa para os professores da educação básica, que certamente será revertida em melhoria da qualidade da educação do município onde eles atuam”, complementa Glória Ferro.