Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos realiza Semana Nacional do Sono 2018 - Curso de Medicina e GPeSC

SEMANA DO SONO20180315105300

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) e a Linha de Pesquisa em Saúde Mental e Sono, sob coordenação dos Professores Mestres Ana Karla Oliveira (Departamento de Enfermagem) e Renato Mendes (Departamento de Medicina), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – CSHNB, em Picos, realizaram a palestra intitulada “Sono e desempenho acadêmico”, no dia 14 de Março, em alusão a Semana Nacional do Sono, evento proposto pela ABS – Associação Brasileira do Sono, para toda comunidade acadêmica no campus. A palestra aconteceu no Auditório “Severo Eulálio” no CSHNB.

A atividade proposta pela Linha de Pesquisa Saúde Mental e Sono, do GPeSC, durante a Semana Nacional do Sono, é fazer com que toda comunidade acadêmica e os alunos dos diversos cursos tenham contato com a temática e a importância do sono no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, para qualidade de  vida.

SEMANA DO SONO 520180315105350

Professor Mestre Renato Mendes (Departamento de Medicina)

“Eu, enquanto professor, psicólogo e Mestre em Saúde e Comunidade, por desenvolver trabalhos e pesquisas com a temática sobre sono, ao longo da nossa vida, quanto tempo passamos dormindo? Fazendo um cálculo aproximado, passamos 1/3 da nossa vida dormindo, ou tentando dormir. Apenas este número já demonstra o grau de importância que o sono tem para a nossa vida. Ou seja, dormir mal por apenas uma noite é capaz de atrapalhar o dia inteiro, levando os estudantes a ter um sono ruim e trazer repercussões para saúde em toda sua vida e, principalmente, durante a vida acadêmica”, explica o Renato Mendes.

O professor complementa que “como a Associação Brasileira do Sono – ABS propõem anualmente essa temática durante o mês de Março estamos alinhando nosso pensamento em nosso Grupo de Pesquisa de Saúde Mental e Sono justamente para entender e esclarecer que a alta incidência de distúrbios de sono, especialmente a sua privação e sua irregularidade crônica, têm consequências graves para os seres humanos. E quando nos referimos aos estudantes universitários, percebemos que existem muitas consequências, e isso certamente acaba repercutindo em piores rendimentos acadêmicos, disfunções autonômicas e emocionais”.

Ao final da palestra, foi feito sorteio de um livro de autoria da Profa. Me. Ana Karla de Oliveira e também um inscrição para o III Encontro Regional de Saúde Coletiva, que será realizado no mês de junho no campus da UFPI.

SEMANA DO SONO 320180315112519