Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia do Ouvidor: saiba mais sobre a Ouvidoria Universitária

Dia do Ouvidor: saiba mais sobre a Ouvidoria Universitária

Dia 16 de março comemora-se o Dia Internacional do Ouvidor. Para celebrar a data, a Ouvidoria Universitária traz uma programação voltada para esclarecer e divulgar a importância do trabalho que realiza na Instituição.

A Ouvidoria da Universidade Federal do Piauí facilita o acesso do usuário cidadão aos serviços prestados pela Instituição, contribuindo para estreitar o diálogo entre o cidadão e a Universidade. Dessa forma, amplia o entendimento e reflete novas estratégias perante a comunidade acadêmica e a sociedade, compartilhando suas necessidades, sejam elas: críticas, reclamações, denúncia ou pedido de informações e até mesmo elogios.

Segundo a Chefe da Ouvidoria Interna da UFPI, Profa. Maryneves Saraiva Arêa Leão Sousa, o crescimento da participação social é um desafio contínuo e um importante indicador de desenvolvimento a ser consolidado.

“Nesse caminho percorrido, sentimos o crescimento do trabalho como mediador cordial, que com uma linguagem cidadã minimiza conflitos, trata de prazos e, assim, firmamos com as palavras do nosso gestor máximo, “de reforço à gestão compartilhada e dialogada”, pois o diálogo bem orientado ativa a esperança e a crença nas instituições. Nesse passo a passo, oferecemos o melhor, na forma humana e acreditamos que a nossa função foi e é transformadora no sentido das pautas demandadas se transformarem em possibilidade de crescimento institucional”, avalia.

ouvidora ufpi20180316101236

Maryneves Saraiva de Arêa Leão Sousa, Chefe da Ouvidoria Interna da UFPI

A Ouvidoria da UFPI foi instituída pelo Ato nº 858/09. A partir da lei publicada em 18 de novembro de 2011, conhecida com Lei de Acesso à Informação, que regulamenta direitos constitucionais e define que os órgão e entidades públicas devam divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet, gerando uma necessidade de inserir tanto a Ouvidoria quanto o e-SIC em um diálogo mais efetivo com os gestores da Instituição. Nesse sentido, a Ouvidoria e SIC da UFPI caminham rumo ao diálogo e a busca de boas práticas no atendimento ao cidadão, contribuindo na construção de uma cultura de cidadania na comunidade acadêmica.

Seguindo as orientações da Ouvidoria Geral da União, por meio da Instrução Normativa N°01// 2014, o objetivo é fortalecer o diálogo cidadão, compartilhar experiências e contribuir na defesa de legítimos direitos. “Registramos o apoio da Administração Superior por meio do Reitor José Arimatéia Dantas Lopes. Embora os desafios que ainda existem da necessidade com o advento do Decreto nº 9.094, que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, entre outras providências, foi criado no Sistema e-Ouv o Módulo Simplifique, com o propósito de operacionalizar a apresentação junto aos órgãos e às entidades do Poder Executivo federal das solicitações de simplificação. O que requer dos setores da UFPI uma ação continuada ao pronto atendimento da LEI”, destaca a Profa. Maryneves Saraiva.

A Ouvidoria da UFPI participa constantemente de diversos eventos realizados por órgãos como Ouvidoria-Geral da União (OGU), Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Diretoria de Governança Informacional e Serviço de Informação ao Cidadão, entre outros. “Diante dos resultados é o nosso desejo compartilharmos as experiências da Ouvidoria e e-SIC com as diversas Unidades Administrativas da nossa UFPI. Para 2018 ressaltamos necessidade de implantar o regimento interno, os atos normativos internos, e a continuidade das campanhas internas sobre SIC e Ouvidoria. A continuidade das capacitações da equipe de apoio a Ouvidoria e SIC. Prosseguir com os Seminários, palestras nos diversos Campus da UFPI, programas de rádio, escritas de artigos, sobre o papel das Ouvidorias Universitárias e do SIC, além de ações de interiorização”, afirma a Ouvidora da Instituição.

Nesta sexta-feira (16), a Chefe da Ouvidoria participará às 9h de uma entrevista na Rádio 96.7 FM Universitária, falando sobre o trabalhado desenvolvido, dados e metas a serem alcançadas. Às 15h, haverá um Seminário na Sala de Vídeo I, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Como entrar em contato com a Ouvidoria Universitária?

CONTATO OUVIDORIA20180316093105

O Acesso à Ouvidoria/SIC se dá no espaço do Campus Ministro Petrônio Portella, no Prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), onde são realizados atendimentos individualizados, presenciais, como também no link da Ouvidoria no site da UFPI, (http://www.ufpi.br) e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), ou através de e-mail () e via telefone (86) 3237-2104.

Desde julho de 2016, a UFPI lançou uma nova ferramenta no Sistema Integrado de Gestão (SIGAA), que permite um relatório com uma dinâmica própria, pois atende às Instruções Normativas, configura prazos, registra a unidade, facilita o encaminhamento, gera relatórios temáticos e avaliação dos serviços prestados pelo setor aos usuários. Assim, todas as manifestações poderão ser controladas e auditadas por meio de relatórios gerenciais, e ainda é possível o relatório geral de manifestações. Manifestações não respondidas, Manifestações por unidade responsável, e ainda as manifestações fora do prazo.