Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGEd: III Encontro Internacional de Sociopoética e Abordagens afins e o I Colóquio de Psicologia Social

Observatório das Juventudes e Violências nas Escolas – OBJUVE, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em “Educação, Gênero e Cidadania”- NEPEGECI e o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd convidam para III Encontro Internacional de Sociopoética e Abordagens afins e o I Colóquio de Psicologia Social do Núcleo ABRAPSO/Teresina/PI que se articulam com o propósito de discutir e divulgar metodologias sensíveis no pesquisar, ensinar e aprender em diversas pesquisas acadêmicas e de outros saberes no âmbito da Sociopoética, da Psicologia Social e das abordagens afins em Pesquisas Qualitativas.

A iniciativa de pensar metodologias sensíveis que potencializem dimensões do corpo com o uso de dispositivos artísticos realça a inter/transculturalidade, a transversalidade e a interseccionalidade nas pesquisas decoloniais sociopoéticas e abordagens afins. Isto possibilitará a criação e a articulação de circuitos de diálogos entre diferentes profissionais da Educação, Psicologia Social, Saúde e Arte sobre a produção coletiva e social do conhecimento na formação destes sujeitos tendo em vista a inclusão e a participação das diversidades/diferenças no pesquisar, no cuidar e do aprender.

A divulgação destas produções metodológicas qualitativas e sensíveis toma um novo fôlego no espaço universitário da UFPI ao trazer para o nível local as diferentes produções (artigos, relatos de experiências, vídeos, mostra fotográfica, performances etc.) em nível nacional e internacional ao agregar diferentes sujeitos e experiências acadêmicas e de outros saberes entre profissionais interessados nas sensibilidades de saberes, na invenção de si e de mundos na pesquisa, no ensino e na extensão.

A metodologia do evento pensada a partir da metáfora da ciranda sublinha-se pelo entendimento de se pensar conhecimentos acadêmicos e não acadêmicos como algo que é de todos nós. Ou seja, a ciranda é uma dança comunitária que não tem preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, assim como não há limite para o número de pessoas que dela podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando à medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem o menor problema. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior.

Com essa perspectiva, o evento foi pensado em quatro modalidades de cirandas: as Cirandas Temáticas que trazem proposições de temas contemporâneos e que foram pesquisados por acadêmicas/os e de outros saberes com metodologias sensíveis, a exemplo da abordagem Sociopoética e afins. A Ciranda Usina das Oficinas serão os momentos das vivências das metodologias sensíveis desde as discussões das diversidades/Diferenças.  A Ciranda Usina das Comunicações das metodologias sensíveis com/entre diversidades/diferenças são aquelas em que ocorrerão a comunicação de trabalhos das Escritas-sons-imagens-performances em conformidade com os temas indicados neste projeto e as Cirandinhas Brincantes que têm o desejo de acalentar, acolher e brincar com/entre crianças.

Link da web page do evento: