Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Semana Noêmia Varela está com inscrições abertas; evento será de 13 a 15 de junho na UFPI

Arte.jpg

O Departamento de Artes (DEA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai realizar de 13 a 15 de junho, no Centro de Ciência da Educação (CCE/UFPI), a III Semana Noêmia Varela "100 anos de uma arte/educadora plural". A proposta nasceu como homenagem à professora Noêmia, mas a Semana vai além de um evento comemorativo, e tem como objetivo promover a discussão sobre o ensino de arte no país, que tem forte influência dos trabalhos que foram desenvolvidos por ela.

De acordo com a docente do Departamento de Artes da UFPI, Profa. Dra. Pollyana Coelho, A I e II Semana aconteceram quando a professora Noêmia ainda estava viva, e elas foram idealizadas e realizadas pelos próprios alunos do curso de artes da UFPI que foram a um congresso em Recife. Depois de conhecê-la, entenderam que seus trabalhos não poderiam ser esquecidos. "Então eu acho que é muito significativo realizar esse evento, e esse é um dos motivos pelos quais a gente vem lutando para essa Semana acontecer. Desde o ano passado que a gente está trabalhando para que ela se realize, e para que se realize bem", relata.

Pollyanna editada20180523113806

Profa. Pollyanna Coelho, do Departamento de Artes (DEA) da UFPI

A UFPI vai sediar um evento que é realizado em rede. Primeiro foi desenvolvido no Rio Grande do Norte, depois em Pernambuco, em seguida no Maranhão e agora vai ter seu encerramento no Piauí. "Na UFPI é a terceira vez que a Semana acontece. Nos outros estados nunca tinha acontecido antes, por isso, fomos convidados para sediar essa culminância", explica a Profa. do Departamento de Artes da UFPI, Núbia Canejo.

Núbia editada20180523114221

Núbia Caneje, Profa. do Departamento de Artes (DEA) da UFPI

Nos dias do evento, também haverá participação de professores de outras universidades, como a professora Analice Dutra Pilar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que vem realizar palestras e minicursos. Assim como se fará presente a professora Ana Mey Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores autoridades de ensino de arte no país.

Segundo a professora Pollyanna Coelho, a arte faz parte do desenvolvimento humano, permeia a vida, a cultura e é essência. E era assim que Noêmia percebia o mundo à sua volta. "Antes da gente ouvir falar em inclusão, ela já fazia isso. Uma das coisas que eu considero importante no trabalho dela é a integração, a interdisciplinaridade que permeia todos os trabalhos do Movimento de Escolinhas de Artes do Brasil, do qual ela contribuiu ativamente para fundação", comenta.

O evento é direcionado a estudantes e professores de artes, mas também é aberto à comunidade que se interessa em discutir o assunto. A programação está recheada de atividades, como minicursos, palestras, apresentações artísticas, mesas-redondas e grupos de trabalhos, que vão ser gerenciados pelos professores convidados.

A professora Noêmia Varela faleceu em 2016, com 99 anos de idade. Segundo a professora Pollyanna Coelho, seus trabalhos ainda influenciam na atualidade, no modo de fazer, ver, perceber e criar arte no contemporâneo. "Uma das preocupações do evento é buscar enxergar que reverberações o pensamento dessa professora (Noêmia), ainda permeia nos dias atuais. Que caminhos são apontados e que outras possibilidades ainda podem derivar desse pensamento noemiano", pontua.

As inscrições, sem submissão de trabalhos, podem ser feitas até o dia do evento (13/06).

Clique para realizar sua INSCRIÇÃO.

Confira programação.

Mais informações, acesse a página do evento https://sites.google.com/view/semananoemiavarela ou entre em contato por e-mail