Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 16º Salipi: editora universitária lança o livro "Neorregionalismo"

16º Salipi: editora universitária lança o livro "Neorregionalismo"

Um dos lançamentos da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) neste Salipi é o livro do Professor Herasmo Braga de Oliveira Brito. O título do livro é Neorregionalismo e o seu lançamento ocorreu neste sábado (02/03).

DSC016720180604064709Professor Herasmo Braga de Oliveira Brito

O livro:

Em tempos de massificação cultural, ascensão da Internet e das redes sociais, a obra de Herasmo Braga, aborda dentro da literatura contemporânea, uma nova tendência literária. Diferente das diversas linhas como a da auto-ficção, o romance histórico e a literatura chamada pós-moderna. Essa nova tendência é caracterizada por três aspectos:  autonomia das personagens femininas, elas gozam de uma autonomia, ao contrário, das produções regionalistas que marcaram espaço em até 1930; a questão da memória, onde o espaço não é só o local onde se desenrola a trama, o espaço participa da trama e o terceiro aspecto, a memória enquanto resistência, valorizando os aspectos regionais contra a homogeneização cultural. Ronaldo Correia de Brito, Raimundo Carrero e o piauiense Assis Brasil apresentaram em suas produções literárias esses aspectos, inclusive de uma forma muito convergentes.

As pessoas interessadas podem adquirir o livro Neorregionalismo  no stand da EDUFPI, na feira do salipi, que funcionará até o próximo domingo (10/06).