Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Fórum do Meio Ambiente

Abertura do II Fórum do Meio Ambiente

II FORUM MEIO AMBIENTE 2018 1920180604183612

O Auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acolheu a abertura e o primeiro dia de atividades do II Fórum do Meio Ambiente. A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda-feira (04), e estavam presentes representantes de instituições públicas ligadas ao meio ambiente, professores da UFPI e outras instituições, além de estudantes e pesquisadores. “Meio Ambiente – Experiências e Resultados” é o tema central do fórum e irá conduzir toda a programação, os debates, exposições e palestras.

II FORUM MEIO AMBIENTE 2018 1320180604183725Superintendente do IBAMA no Piauí, Marcos Vinícius Monteiro Barbos

O Superintendente do IBAMA no Piauí, Marcos Vinícius Monteiro Barbos, fez a saudação inicial na abertura do evento. Em sua fala ele lembrou que na edição anterior, em 2017, houve uma grande participação de secretários municipais de meio ambiente de todo o estado. Neste ano não deve ser diferente, os gestores também devem marcar presença. Barbosa agradeceu a UFPI por acolher o evento e destacou a participação dos acadêmicos da pós-graduação. “Nas mesas-redondas e palestras vamos debater todos os assuntos, os acadêmicos vão debater para que eles entendam o dia a dia do trabalho, isso é importante até mesmo pelo tema "Experiências e Resultados", afirmou.

II FORUM MEIO AMBIENTE 2018 23 120180604184023
O Fórum do Meio Ambiente foi elaborado para promover o diálogo entre as iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente no estado do Piauí. O evento, que é uma correalização da Universidade Federal do Piauí com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), possui uma ampla programação para apresentar os resultados das práticas educativas, políticas públicas e projetos, além de sintonizar a comunidade externa com as produções técnico-cientificas desenvolvidas na Universidade.

II FORUM MEIO AMBIENTE 2018 920180604184145Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, representou o Reitor, Prof. Dr. José Arimateira Dantas Lopes, que estava cumprindo outra agenda da Instituição. A Profa. Nadir Nogueira destacou que a parceria com instituições como o IBAMA, vem sendo cada vez mais frequente dentro da Universidade. "Além de necessária, essa interlocução com a sociedade e as instituições é extremamente importante, porque ela permite a divulgação das pesquisas. Isso faz com que a sociedade se aproprie dessas mudanças e mude suas práticas", finalizou.

A programação do evento contará com os representantes da Superintendência do IBAMA no Estado do Piauí, da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (CGEMA), da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Batalhão de Polícia Ambiental, de Gestores e Técnicos da Comissão Interna de Conservação e Energia (CICE), do Núcleo Docentes, Pesquisadores, Discentes, Extensionistas da UFPI e outras instituições, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM/Teresina) e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do interior.

Os participantes irão discutir temas como a emergência ambiental federal, atividades de educação ambiental, combate aos crimes ambientais, sustentabilidade e meio ambiente, processo sancionador ambiental do IBAMA, pesquisas, resultados e projetos de extensão – Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI, entre outras problemáticas. O Fórum encerra suas atividades nesta terça-feira (05) e faz parte do calendário de atividades da Semana de Meio Ambiente da UFPI.