Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro "Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos"

DSC0043220180613163747

A cada ano o Salão do Livro Piauiense (SALIPI) se consolida como o maior evento literário do estado do Piauí. Durante o encontro, grandes obras foram disponibilizadas ao público pela EDUFPI. Dentre elas, foi lançado no último domingo (10), o livro Arte como experiência: cinema, intertextualidade e produção de sentidos, de autoria do professor Jaislan Honório Monteiro.
O docente frisa a importância da publicação para fomentar o debate sobre as artes e, especialmente, sobre o cinema de vanguarda no Brasil contemporâneo: o livro congrega um conjunto de reflexões sobre cinema brasileiro produzido nas décadas de 1960/70. A abordagem está voltada não somente para o filme como produto acabado, mas também para as experiências vivenciadas por cineastas profissionais e amadores que, a partir da apropriação de novas técnicas e tecnologias, ajudaram a deflagrar a alvorada de um novo regime visual para a época em estudo", afirma.
DSC0042220180614165040

Autor (à direita) durante lançamento do livro

E complementa sobre o objetivo da obra. "O livro oferece uma análise sobre a produção de filmes entrecortada pelas disputas culturais entre produtores, artistas, críticos e intelectuais em meio as relações de poder que estes personagens estabeleceram com o Estado. A partir da utilização do conceito de obra aberta - elaborado pelo semiólogo italiano Umberto Eco - o texto procura demonstrar que a relação entre um filme e a produção de sentidos que se cria sobre ele é, em larga medida, interminável, sempre por acabar. A cada nova interpretação a obra revive dentro de uma perspectiva inteiramente inaugural. Surfando nesse caos, o leitor é convidado a lançar novos olhares sobre a tela e compreender o filme como um acontecimento, eterno vir a ser", explica.

Sobre o autor:

Jaislan Honório Monteiro é graduado em História (UFPI) e Mestre em História do Brasil (PPGHB/UFPI). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Luso-Brasileiro Santander Universidades (atuando junto a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal). Organizou os livros "Itinerários da Pesquisa em História: a polifonia de um campo" (EDUFPI/2014) e "História, arte e invenção: narrativas da história" (Editora Intermeios/2012). Recebeu, dentre outras distinções acadêmicas, a Láurea Universitária da UFPI como reconhecimento de mérito pelo conjunto de sua trajetória acadêmica.