Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CSHNB: turma do Curso de Medicina da UFPI realiza atividades sobre Saúde na Escola em Unidade Municipal

Alunos do 4º período do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, desenvolveram, na última quinta-feira (14), atividades do Projeto Saúde na Escola, na Unidade Escolar Maria Gil, situada no bairro Parque de Exposições, como encerramento da disciplina Bases dos Processos Psicossociais, ministrada pelo Prof. Me. Renato Mendes.

medicinapicos.jpg

Prof. Renato Mendes com a Diretora da Escola, Profa. Teresinha Damascena, Profa. Katrine Cavalcanti e alunos do Curso de Medicina

O docente explica que o projeto tem como proposta promover ações em torno da relação médico/paciente na pediatria. “No cronograma da disciplina propomos encontros, debates, palestras e atividades baseadas nas metodologias ativas para dinamizar o aprendizado dos alunos, preparando-os para uma escolha profissional, dentre muitas áreas, aquela que seja mais acertada. Conseguimos, com isso, aplicar e conhecer o público infantil e suas mais variadas nuances”, pontua.

medicinapicos220180618101043

A professora e Diretora da Unidade Escolar “Maria Gil”, Teresinha Damascena, afirma que “é extremamente importante abrir as portas da escola para o aprendizado e a troca de experiências de vida, principalmente, como forma de desconstruir alguns pensamentos e entender a realidade de crianças e adolescentes que estão nas proximidades da Universidade”.

A escola possui 380 alunos, no turno da manhã, do Ensino Infantil e Fundamental, e funciona nos dois turnos. A Profa. Teresinha também lembrou que já existem projetos e parcerias com diversos cursos da UFPI, como Pedagogia, Biologia e Educação no Campo. “O curso de Medicina vem somar na nossa escola, promovendo saúde de forma mais humanizada e participativa”.

medicinapicos420180618101233

Os futuros médicos consideraram as atividades positivas. Eles puderam vivenciar e aplicar conhecimentos aprendidos na Universidade, como forma de promover saúde e qualidade de vida para o público infantil.

medicinapicos620180618101425