Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI preside mesa “SISU: vícios e virtudes” em seminário da ANDIFES
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI preside mesa “SISU: vícios e virtudes” em seminário da ANDIFES

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.00.31 120180619111300

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, presidiu a mesa “SISU: vícios e virtudes”, durante o seminário sobre o Sistema de Seleção Unificada (SISU), promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nessa terça-feira (19), em Brasília. O reitor representou a diretoria da ANDIFES.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.00.3220180619111606

Para a mesa, foram convidados especialistas, como o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias; diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Carlos Eduardo Moreno Sampaio; membro do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD), professor Cassiano Caon Amorim; reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias; reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José Sena; diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), Mauro Luiz Rabelo; e coordenador do COGRAD, professor João Alfredo Braida.

SISU

Criado pelo governo Lula em 2009, o SISU é hoje uma das principais formas de acesso à universidade. Em 2017, na edição de janeiro, foram 238 mil vagas – 4,5% a mais de vagas que em 2016, oferecidas por 131 instituições, e disputadas por mais de dois milhões e meio de candidatos. Em janeiro de 2018, foram 239.601 vagas na primeira edição do SISU.

De acordo com o site do SISU, neste semestre, 57.271 vagas estão em disputa por estudantes que fizeram a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiveram nota zero na prova de redação.

Ao todo, 68 instituições aderiram ao SISU: 30 universidades federais, 27 institutos federais, dois centros de educação tecnológica federais, além de sete universidades estaduais e um centro universitário público estadual.

Pnaes

Durante o dia de hoje (19), a ANDIFES também realiza um seminário sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Com a temática “O Pnaes e a democratização do acesso, permanência e êxito na universidade federal”, o evento irá receber especialistas como o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Vicente Almeida Júnior; o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor Reinaldo Centoducatte; o coordenador e o vice coordenador do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), professores João de Deus Mendes e Cesar Augusto da Rosa; o coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), professor Thiago Galvão das Neves; o deputado federal Reginaldo Lopes e a presidente da União Nacional dos Estudantes, Marianna Dias.

*Com informações da ANDIFES

Fim do conteúdo da página