Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nota de pesar: Dom Miguel Fenelon Câmara

Nota de pesar: Dom Miguel Fenelon Câmara

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamenta profundamente o falecimento do arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara, ocorrido na tarde desta quinta-feira (28). Ele tinha 93 anos e há mais de 25 dias estava internado em um hospital particular de Teresina devido a uma pneumonia.

O velório será realizado na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro de Teresina.

Saiba mais sobre a sua história

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1926, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde muito cedo já queria ser padre e aos 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza, ordenando-se ao sacerdócio aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948.

Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.

Em 1984 chegou a Teresina e tomou posse como arcebispo metropolitano no dia 6 de janeiro de 1985, estando desde então à frente da Arquidiocese por 16 anos. Ao longo desses anos criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local.

Foi padre no Ceará atuando em paróquias do interior, além de professor do Seminário Maior de Fortaleza, Bispo auxiliar da capital cearense e Arcebispo de Maceió.