Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI participará do Telessaúde Brasil Redes

HU-UFPI participará do Telessaúde Brasil Redes

Parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), permitiu que o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Ebserh, fosse comtemplado com a participação no Programa Nacional Telessaude Brasil Redes, do Ministério da Saúde.

Detalhes da adesão do HU-UFPI ao Programa foram discutidos em uma reunião nesta sexta (13), com as presenças de Caroline Valero, Coordenadora de Formação Profissional da Ebserh; da Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI; de José Miguel Parente, Marta Rosal e Victor Campelo, Superintendente, Gerente de Ensino e Pesquisa e Chefe da Unidade de E-saúde, respectivamente; e da Profa. Dra. Regina Ferraz, Diretora de Governança da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), além de outros dirigentes do Hospital. “O HU-UFPI foi o primeiro do Brasil a aderir à Ebserh, e colhemos resultados positivos. Temos agora uma nova missão”, enfatiza a Vice-Reitora.

O Telessaúde Brasil Redes é composto por Núcleos Estaduais, Intermunicipais e Regional, que desenvolvem e ofertam serviços específicos para profissionais e trabalhados do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: Teleconsultoria. Segunda Opinião Formativa, Tele-educação e Oferta Nacional de Telediagnóstico. “Com as novas atividades da Unidade E-Saude (telessaúde), daremos continuidade aos projetos de ensino, bem como treinamentos e consultorias assistenciais, utilizando a infraestrutura e a expertise dia profissionais do HU-UFPI”, explica o José Miguel.

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes possibilita o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no SUS, integrando Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC). “O fortalecimento do e-saúde (telessaúde) na Rede Ebserh, por meio do eixo Tele-educação, pode estimular a educação permanente, a integração e colaboração entre profissionais de saúde, estudantes e docentes no âmbito da Rede Ebserh e com outras instituições formadoras e hospitais de ensino”, pontua Caroline Valero.

O Brasil Redes existe desde 2007 e é coordenado pelas secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde. “Com ampliação da teleconsultoria e do telediagnóstico, favorecerá a integração com a Rede de Atenção à Saúde, buscando melhorar a qualidade do atendimento e a redução custos no SUS”, completa a representante da Ebserh, sobre a adesão do HU-UFPI.

Telessaude.jpeg

Reunião sobre a participação do HU-UFPI no Telessaúde Brasil Redes contou com as presenças de Caroline Valero, Coordenadora de Formação Profissional da Ebserh;  Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI; José Miguel Parente, Marta Rosal e Victor Campelo, Superintendente, Gerente de Ensino e Pesquisa e Chefe da Unidade de E-saúde, respectivamente; e Profa. Dra. Regina Ferraz, Diretora de Governança da Proplan

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.