Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participará do IV Seminário Piauiense de Agroecologia
Início do conteúdo da página

UFPI participará do IV Seminário Piauiense de Agroecologia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

evento agroecologia20181114112246

Teresina sediará o IV Seminário Piauiense de Agroecologia; incorporando o Encontro dos/as Guardiões/ãs de Sementes e o 1º Encontro das Feiras de Base Agroecológica do Piauí. Serão mais de 500 pessoas de vários territórios do estado do Piauí, bem como da região Nordeste, vivendo a Agroecologia a partir de várias atividades disponíveis. O evento acontecerá na Universidade Federal do Piauí, no período de 20 a 22 de novembro de 2018, orientado pelo tema: "Agroecologia: do rural ao urbano, quem são os sujeitos?".

O IV Seminário Piauiense de Agroecologia é realizado por três instituições: Comissão da Produção Orgânica no estado do Piauí CPOrg/PI, Universidade Federal do Piauí e a Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Teresina – CMAPO, recebendo o apoio de diversas instituições, organizações e movimentos. Tem por propósito maior realçar a atuação ativa dos sujeitos que hoje constroem a agroecologia no nosso Estado, divulgando as experiências agroecológicas de agricultores, agricultoras, consumidores, consumidoras, técnicos, técnicas etc. além de movimentos sociais, bem como difundir os resultados de pesquisas e da extensão desenvolvidas no âmbito da agroecologia. Desta forma, pretende ampliar a percepção de todos os sujeitos interessados na agroecologia sobre a importância da aplicação dos princípios e práticas agroecológicas para alcançar o desenvolvimento rural sustentável, a autonomia, segurança e soberania alimentar, além de condições sustentáveis para o planeta e para a vida humana como um todo.

A realização do IV Seminário em Teresina contribuirá ainda para o avanço na construção da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica para o município e para o estado do Piauí, fortalecendo o espaço de diálogo criado com a formalização da CMAPO, em outubro de 2016 e pela atuação da CPOrg. Ao abraçar o IV Seminário, a capital do Estado, que hoje é considerado a última fronteira agrícola monocultora do país, chama os piauienses para a reflexão sobre a urgente necessidade de adotarmos outra perspectiva na construção de uma proposta de desenvolvimento centrado na convivência respeitosa com a natureza, com as pessoas e demais seres vivos e as culturas, buscando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Para mais informações, acesse o site do evento  http://spa2018.ufpi.br/sobre.php. As inscrições deverão ser realizadas através do link  http://spa2018.ufpi.br/inscricao.php?acao=entra_cpf.

Fim do conteúdo da página