Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coral da UFPI organiza preparativos finais para apresentação da Ópera Leonor
Início do conteúdo da página

Coral da UFPI organiza preparativos finais para apresentação da Ópera Leonor

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Coral da UFPI está nos preparativos finais da apresentação da Ópera Leonor, que acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no Teatro 4 de Setembro, às 19h. O espetáculo faz parte do trabalho em conjunto do Programa de Extensão da UFPI e da Coordenação do Curso de Música, que permite que sejam mostradas para a sociedade as produções desenvolvidas no meio acadêmico, aproximando a universidade da comunidade.

ensaio coral 120190321104204

Apresentação começa nesta sexta (22)

O projeto tem o intuito de valorizar os compositores brasileiros, em especial aqueles menos conhecidos pelo grande público, com o desenvolvimento de pesquisas de produção musical. A ópera Leonor foi criada nos fins do século XIX, uma encomenda solicitada por Carlos Gomes ao músico pernambucano Euclides de Aquino Fonseca. É inspirada na Lenda das Mangas de Jasmim, que conta a história de uma mulher nobre e rica que se apaixona por um homem simples. O drama lírico, em um ato, se passa na Ilha de Itamaracá e sua estreia ocorreu em 07 de setembro de 1883. A peça é composta para coro misto, orquestra e três solistas. 

ensaio coral 220190321104234

Coral e Orquestra fazem últimos ensaios

Segundo o Coordenador do Curso de Música da UFPI e diretor-artístico do Coral e da Orquestra, o maestro Samuel Fagundes, além do Teatro 4 de Setembro, o Coral pretende levar o espetáculo para outros espaços, como já vem acontecendo há alguns anos, quando a coordenação de Música resolver levar as suas produções para praças, igrejas, teatros, dentre outros locais.

“Esse espetáculo marca o início das atividades do Coral e também da Orquestra da UFPI para o ano de 2019. E nesta temporada iremos realizar vários projetos e eventos. Esse ano nós iremos começar por Euclides Fonseca, mas iremos trazer depois outros compositores. Estamos fazendo todo um estudo, resgatando obras importantes e que estão esquecidas, tem toda uma pesquisa”, explica o maestro Samuel Fagundes.

ensaio coral320190321104326

Apresentação marca início das atividades do Coral e da Orquestra em 2019

No dia 22 de março a entrada é franca e no dia 23 a entrada é 1Kg de alimento não perecível. O espetáculo tem duração de 45 min.

Mais informações na página do Coral da UFPI no Facebook e no Instagram: @coraldaufpi.

Fim do conteúdo da página