Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Primeira defesa de dissertação da UFPI na área de Lexicografia da Língua Brasileira de Sinais – Libras

Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 10h48

apresentacao erika lima20190329100033

No dia 25 de abril de 2019, ocorrerá a primeira defesa de dissertação de mestrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na área de Lexicografia da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sob orientação dos professores: Dr. Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos (orientador – UFPI) e Dra. Claudia Zavaglia (coorientadora -UNESP), o trabalho de autoria da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL), Érika Lourrane Leôncio Lima, irá apresentar um produto lexicográfico, ainda não desenvolvido no Brasil, para formas homônimas da Libras.

A apresentação da pesquisa intitulada "Proposta Lexicográfica para Verbete de Dicionário Especial de Homônimos da Língua Brasileira de Sinais" ocorrerá na Sala de Vídeoconferência do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), às 14h. "Trate-se de uma proposta de verbete para dicionário do tipo Especial ou Paradigmático (conforme os autores) reservado ao léxico homonímico da Libras", explica Érika Lima.

A pesquisa foi desenvolvida, parcialmente no Instituto Nacional de Educação de surdos – INES e tem a colaboração da estudante do curso de Desing Gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Maria Helena Novakoski.

Durante o mestrado, a pesquisadora fez intercâmbio na Universidade Estadual de São Paulo – UNESP/IBILCE e na Universidade Federal de Santa Catarina para cursar disciplinas relacionadas à pesquisa.