Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda vai assessorar centros de produção de vestuário/confecção de Teresina; convênio foi assinado pela UFPI e prefeitura municipal
Início do conteúdo da página

Curso de Moda vai assessorar centros de produção de vestuário/confecção de Teresina; convênio foi assinado pela UFPI e prefeitura municipal

Imprimir
Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 10h46

DSC 884320190405115026

Dona Jovelina Soares é artesã e coordena o grupo Caseando e Reciclando na comunidade Poty Velho. Há mais de 20 anos ela produz peças usando garrafa pet recoberta com palha de buriti. Ela fazia bolsas, tiaras, dentre outras peças. Não tinha ainda incursionado no mundo do vestuário.

Os estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí, Talmo Vaz, Fran Viana, Cibelle Carvalho, Breno Silva, Francisca Beatriz e Sanmyria Araújo buscavam um trabalho regional em que pudessem introduzir um novo olhar e novas linguagens visuais. Com isso, o produto poderia receber maior projeção e valorização no mercado. Seria, também, uma oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos.

Captura de Tela 2019 04 05 aÌs 11.40.4620190405120139 Dona Jovelina Soares, artesã 

O grupo de estudantes encontrou o grupo da dona Jovelina e o resultado foi a produção de peças premiadas no Museu Objeto Brasileiro, Museu A Casa, de São Paulo. Para chegar a esse resultado, os alunos estudaram o perfil das artesãs, as peças e técnicas utilizadas e propuseram o desenvolvimento de uma nova renda, chamada de Outsider, em homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto, inspiração do trabalho. Essa nova renda é feita com garrafa pet e linhas de algodão mercerizadas Esterlina. Dona Jovelina ficou impactada com o resultado. “Foi maravilhoso, porque tivemos mais conhecimento, mais aprendizado, o que levou a gente a ganhar esse prêmio lá. Foi muito gratificante, muito maravilhoso. Então, só temos a crescer, desenvolver cada vez mais pra que a gente chegue lá”, comemora.

 Captura de Tela 2019 04 05 aÌs 11.42.1020190405120244

Estudante do Curso de Moda, Fran Viana

No que depender dos estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo, esse “lá” da dona Jovelina será cada vez mais longe. Eles apostam no artesanato como forma de desenvolver uma moda autoral e com identidade regional. “É muito importante que a gente revisite o artesanato, que busque regionalmente o que tem de melhor e aplique isso na moda. Isso é o nosso diferencial e traz muito a questão autoral, porque trabalha com o que é seu, da sua região, com as pessoas que trabalham aqui e que, às vezes, não têm essa oportunidade de mostrar esse trabalho lá fora, então, trouxemos isso também para elas”, destacou a estudante Fran Viana.

IMG 148120190405115245

Reitor Arimatéia Lopes assina termo de cooperação técnica entre UFPI e Prefeitura Municipal

E no que depender da UFPI, mais gente vai participar de projetos dessa natureza e compartilhar a alegria de chegar aonde quiser com seus trabalhos. É que foi assinado na manhã dessa quinta-feira (04) um termo de cooperação técnica entre a UFPI e a prefeitura municipal de Teresina. O termo prevê integrar o conhecimento técnico, prático e científico dos acadêmicos de moda, visando o desenvolvimento e qualificação profissional nos vários centros de produção e/ ou associações produtoras assistidos pela prefeitura municipal de Teresina.

“Essa é mais uma parceria nossa com a prefeitura municipal, que tem sido uma grande parceira da UFPI. Já temos convênios em diversas áreas e agora esse convênio celebrado com o curso de moda. Com certeza, vai ser um espaço muito bom para que os nossos estudantes possam aprimorar sua técnica, ter espaço para desenvolverem sua criatividade. O estudante que participar desse projeto será um profissional diferenciado. É uma oportunidade muito boa essa de realizar esse convênio com a prefeitura para dar oportunidade aos nossos estudantes de terem uma experiência diferente fora do meio acadêmico. E, também, a UFPI cumpre o seu papel social indo até as artesãs e artesãos, saindo de seus muros e indo até as comunidades”, destacou o Reitor Arimatéia Lopes.

Segundo o prefeito municipal Firmino Filho, um conjunto de pequenos produtores atendidos pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária precisa de maior qualificação para agregar valor aos produtos e, com isso, fortalecer a pequena produção e a economia solidária na cidade de Teresina. “Essa parceria faz justamente esse papel: fazer com que o Departamento de Moda esteja presente junto aos nossos pequenos produtores, nos nossos centros de produção, para que a gente possa, através dessa qualificação e dessa articulação, ter mais valores agregados à pequena produção dos nossos centros”, frisou.

Captura de Tela 2019 04 05 aÌs 11.47.1820190405120347

Coordenador do curso de Moda, Design e Estilismo, Jefferson Mendes 

Nesse primeiro momento, o convênio vai trabalhar com o grupo Caseando e Reciclando e a Associação da Central de Compras de Teresina (ACCBT), com os estudantes Talmo Vaz, Fran Viana, Patrícia Araújo, Raíssa Carvalho e Thaynara Leite. O coordenador do curso de Moda, Design e Estilismo, Jefferson Mendes, informou que o convênio assinado com a prefeitura é aberto e permitirá que outros cursos também desenvolvam trabalhos junto aos centros de produção. “De uma forma geral é aproximar cada vez mais a Universidade das comunidades, então, são projetos de extensão que vêm trazer a Universidade para a comunidade e isso é importante por que promove o desenvolvimento econômico, tecnológico e social das comunidades. Inicialmente, estamos trabalhando com o município de Teresina, mas o que a gente espera é alargar para todo o Piauí”, destacou.

IMG 149920190405115519

Reitor Arimatéia Lopes e o prefeito Firmino Filho com estudantes da UFPI e equipe da SEMEST 

O evento de assinatura do termo de cooperação técnica teve as presenças do professor Luís Carlos Sales, Diretor do Centro de Ciências da Educação; professor Ascânio Wanderley; estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI; Ricardo Bandeira, secretário da Secretaria Municipal de Economia Solidária, e representantes dos empreendimentos que serão atendidos pelo convênio.

Durante a solenidade foram homenageados os estudantes Talmo Vaz, Fran Viana, Cibelle Carvalho, Breno Silva, Francisca Beatriz e Sanmyria Araújo que desenvolveram a coleção Outsider e foram premiados pelo Museu do Objeto Brasileiro, Museu A Casa. 

Confira mais no vídeo:

PHOTO 2019 04 09 08 59 3720190409091039

 

Fim do conteúdo da página