Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI desenvolve ferramenta online para a Agenda Teresina 2030

UFPI desenvolve ferramenta online para a Agenda Teresina 2030

Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 08h27

Na manhã da última sexta-feira (05/04), ocorreu a apresentação da Agenda Teresina 2030, projeto disposto a construir um plano de ação para implementar o crescimento na área urbana da capital a partir de uma temática sustentável e globalizada. Dentre os presentes na discussão, estavam representantes da área de planejamento urbano, a nível local e internacional, das esferas públicas e privadas, incluindo a participação do eixo acadêmico.

A Universidade Federal do Piauí, como parceira do programa em conjunto com a Prefeitura Municipal, teve como representantes no evento, a Vice-Reitora da UFPI, Profª. Dra. Nadir Nogueira; e a Diretora do Centro de Tecnologia (CT)Profª. Dra. Nícia Formiga; e a Direção de Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), representada por Filipe Soares.

120190408161829

Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira.

Segundo a Vice-Reitora, Nadir Nogueira, a parceria entre a Universidade Federal do Piauí com a Agenda é essencial. “Historicamente, a UFPI participa ativamente do programa e esse conjunto é de extrema importância. O Centro de Tecnologia da Universidade tem uma grande interlocução com a questão do urbanismo, transporte e mobilidade. É importante pensar Teresina e pensar de que forma a instituição pode contribuir com projetos e pesquisas para uma capital mais sustentável e os demais assuntos relacionados”.

1a20190408162440

Secretário de Planejamento, José João Magalhães e o Diretor de Assuntos Federativos e Internacionais, Erick Elysio Amorim.

Para dar as boas-vindas ao público presente, o Secretário de Planejamento, José João Magalhães e o Diretor de Assuntos Federativos e Internacionais, Erick Elysio Amorim, iniciaram a abertura, dividida em dois eixos principais: resiliência e sustentabilidade; e cidades inteligentes e governo aberto.

1ae20190408162932

Engenheiro civil francês e especializado em mobilidade urbana, Etiennse Lhomet.

No primeiro bloco, EtiennseLhomet, engenheiro civil francês e especializado em mobilidade urbana, relembrou ao público classificações do urbanismo histórico como exemplificação dos tempos contemporâneos. Com o tema “Transição ecológica no cenário global”, ele demonstrou iniciativas francesas para maior sustentabilidade, como por exemplo, a diminuição de carros como meio de transporte e a substituição por bicicletas, transportes coletivos e uma maior implementação de áreas verdes.

1az20190408163757

Coordenadora da Agenda 2030, Flavia Maia.

Em seguida, as atribuições colocadas pelos idealizadores da Agenda 2030, mostraram que, até a data proposta, as projeções de calor irão atingir 360 dias anualmente, o que provoca uma alta demanda de esforços por parte do governo e da sociedade. A Coordenadora da Agenda, Flavia Maia fala que o uso de tecnologias digitais e a adesão da população são os pilares do projeto. “Teresina teve um processo de urbanização rápido e nós não queremos ser vistos só por ser um lugar quente. Nós vamos testar juntos soluções com uma estratégia de governo aberto e com o conceito de cidade inteligente”, conta a Coordenadora.

Laboratório Online

O segundo bloco foi marcado por propostas do conceito de cidade inteligente, que se utiliza tecnologias modernas. Dentro do espaço de organização da Agenda 2030, a Universidade Federal do Piauí atua de forma direta no desenvolvimento de um mecanismo de comunicação aberta, nomeado “Living Lab”. O conceito principal é um “Laboratório de inovação cívica” que promete desenvolver um ambiente favorável à inovação e aceleração de projetos de desenvolvimento sustentável, tendo como objetivo o fomento à projetos e a disponibilização do ambiente virtual à sociedade.

1b20190408164209

Diretora do Centro de Tecnologia (CT) da UFPl, Nícia Formiga.

A Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Nícia Formiga, fala sobre a contribuição acadêmica dentro do Living Lab e da formação da Agenda. “Os alunos do Centro de Tecnologia participaram somente na versão de teste do aplicativo e provendo sugestões de adaptações para a nossa região. Para a gente, é crucial estarmos incluídos nesse processo, afinal, a UFPI forma os profissionais que vão atuar no mercado de trabalho no âmbito que está sendo discutido”, afirma a Diretora.

Dentre outras propostas do ramo de tecnologia, estão o “MobilityUrbanValues”, aplicativo móvel de incentivo ao transporte sustentável; e ruas do sistema “OnDemand”, trajetos adaptados às necessidades da população teresinense e de regiões próximas.