Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Simpósio de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia

I Simpósio de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia

Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 10h03

Aconteceu nesta segunda (15) a abertura do l Simpósio Internacional de Modelagem Computacional em Ciências e Tecnologia (SIMCOMP) que tem objetivo de reunir, debater, e ofertar novidades nas várias áreas do conhecimento. O Simpósio tem duração de 3 dias, e ao todo ocorrerão 7 palestras, 4 minicursos e 1 mesa-redonda. A abertura aconteceu no auditório Luís Francisco de Rego, localizado no Centro de Tecnologia (CT), ao embalo da Orquestra Sinfônica da UFPI. A mesa foi composta pela Vice-Reitora, Profª. Dra.Nadir Nogueira; a Coordenadora do evento, Profª Dra.Simone Haefel; o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica; Prof.Dr. Marcos Guilherme Barbosa; a Diretora de Centro, Profª.Dra. Nícia Formiga Leite, além de alunos da UFPI e de outras faculdades.

01-8.jpg

''O simpósio veio para mostrar o quanto a nossa Universidade tem avançando na tecnologia, ciência, inovação e principalmente na transferência desses conhecimentos. É um momento importante para o UFPI e para o Centro de Tecnologia (CT), pois estamos apostando e investindo, que resulta em eventos como esses. O l SIMCOMP vai consolidar vários outros eventos na área de Modelagem Computacional visando capacitar cada vez mais alunos e futuros profissionais", disse a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira.

01-7.jpgVice-Reitora Profª. Dra. Nadir Nogueira

Além das Engenharias, os cursos de Matemática, Física e Ciências da Computação também têm representantes participando do evento, caracterizando a interdisciplinaridade do l SICOMP.

'' Temos como missão unir os profissionais da área, já visando os programas de pós-graduação e mestrado. O evento congrega também os cursos de Matemática, Física e Ciência da Computação caracterizando interdisciplinaridade entre os cursos, contato também com diversos pesquisadores das áreas de exatas para a realização do evento.'' Afirmou o Prof.Dr. Simone Hoefel, Coordenadora do Laboratório de Métodos de Modelagem Computacional- LAMEC.

01-2.jpgProfª. Dra. Simone Hoefel

''A ideia era fazer um evento de comemoração dos 10 anos da Engenharia Mecânica, mas o evento se estendeu para um evento multidisciplinar. Hoje a Modelagem Computacional é uma área em abrangência, que envolve várias áreas do conhecimento. É importante para o Centro de Tecnologia (CT) e para UFPI, visto que assim teremos engenheiros capacitados e profissionais destacados.'' Falou Rômulo Cortez, aluno egresso do curso de Engenharia Mecânica - UFPI e um dos organizadores do simpósio.

''O objetivo do simpósio é trazer outro olhar para Modelagem Computacional na Engenharia e nas outras áreas. Considerando a Modelagem extremamente importante nos diversos campos do conhecimento", ressaltou David Carneiro, graduando do Curso Engenharia Mecânica- UFPI.

01-10.jpgRômulo Cortez- Egresso do Curso de Egenharia Mecânica / David Carneiro- Graduando do Curso de Engenharia Mecânica

O evento contou também com a primeira palestra do Prof.Dr. Marco Adolph USA que trouxe como tema: Formação do Conhecimento e Impactos na Carreira. O Simpósio vai até quinta-feira (18).

MAIS FOTOS :

01-6.jpg