Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do lançamento do Programa Ciência na Escola

UFPI participa do lançamento do Programa Ciência na Escola

Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 17h32

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.44.34.jpg

Cerimônia de abertura do lançamento do Programa Ciência na Escola

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI e o Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta, coordenador do projeto de extensão Olimpíada Nacional de Ciências para alunos do ensino fundamental e médio representaram a Universidade Federal do Piauí, no evento de lançamento do Programa Ciência na Escola (PCE), que foi realizado em Brasília, na tarde desta quarta-feira (17), no auditório Renato Archer do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

WhatsApp Image 2019-04-17 at 17.29.58.jpeg

De acordo com o Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta, a UFPI faz parte deste programa desde 2016, com a ONC - Olimpíada Nacional de Ciências. No ano passado alcançou a participação de 202.382 estudantes em 847 municípios de todos os estados do Brasil. “Agora apoiada de maneira mais expressiva no programa Ciência na Escola, a ONC/UFPI espera alcançar a participação de mais de 1.000.000 de estudantes e pelo menos 1.500 municípios de todo o Brasil”, explica.

WhatsApp Image 2019-04-17 at 15.39.55 (1).jpeg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPI, prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância das olimpíadas, do conhecimento na popularização das ciências, e citou casos de ex-olímpicos da Olimpíada Brasileira de Química que hoje são estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA), da Unicamp (onde entraram sem necessidade de ENEM) e sugeriu que esta iniciativa pudesse ser replicada em outras universidades como uma das ações do programa Ciência na Escola.

O PCE

É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para promover o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio.

São objetivos do PCE:

• Aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica;
  • Promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas;
  • Intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências;
  • Estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas;
  • Identificar jovens talentos para as ciências;
  • Fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências;
  • Incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências;
  • Fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação;
  • Democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.

Participaram da Cerimônia de abertura, o Ministro do MCTC – Astronauta Marcos Pontes; o Ministro da Educação (MEC), Abraham Wientiraub; o Secretário de Políticas para formação e ações Estratégias (SEFAE/MCTIC), Marcelo Morales, o Reitor da UFPI, professor Dr. José Arimateia Dantas Lopes; Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Figueiras de Azevedo, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro Correia, Diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva.

Confira mais fotos

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.49.08.jpeg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e  Débora Garófalo, finalista entre os 10 melhores professores do planeta terra

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.48.00.jpeg